PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: FERNANDO ANTONIO LIMA GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO ANTONIO LIMA GOMES
DATA: 24/02/2023
LOCAL: Plataforma Meet - https://meet.google.com/gvp-wimj-qcb
TÍTULO: PORTA-ENXERTOS NO ESTADO NUTRICIONAL DE MUDAS E DURANTE ESTABELECIMENTO EM CAMPO DAS PRINCIPAIS CULTIVARES DE MANGUEIRA DO VALE DO SÃO FRANCISCO
PALAVRAS-CHAVES: Mangifera indica L, nutrição de plantas, Tommy Atkins, Palmer, Keitt, Kent
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Manejo e Tratos Culturais
RESUMO: A Mangifera indica é uma importante espécie das Anacardiaceae, destacando-se pelo potencial na produção de frutas, considerada a sexta fruta mais produzida no Brasil e a mais exportada do país. As altas produtividadess da cultura da mangueira no Brasil são devido à tecnologia aplicada na cultura, assim como a implantação de cultivares enxertadas que consegue colheitas precoces em relação aos plantios tradicionais, além do progama de adubação que permite o maior desenvolvimento e crescimento tanto na fase de mudas quanto na fase de estabelecimento do pomar em campo. Nesse sentido, esse estudo foi dividido em 3 capítulos. O capitulo I, foi avaliado sob o estado nutricional e a nutrição mineral das mudas de mangueira ‘Palmer’, ‘Tommy Atkins’, ‘Kent’ e ‘Keitt’ enxertadas nos porta-enxertos poliembriônicos Capucho, Coquinho e Espada. No Capitulo II, avaliar o estado nutricional de mangueiras ‘Palmer’, ‘Tommy Atkins’, ‘Kent’ e ‘Keitt’ enxertadas nos porta-enxertos poliembriônicos Capucho, Coquinho e Espada durante o estabelecimento em cultivo adensado no Vale do São Francisco. Já no Capitulo III, objetivou-se avaliar a fertilidade do solo do pomar de mangueira em fase de estabelecimento. O experimento foi conduzido em duas fases, no viveiro de Fruticultura do Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Petrolina-PE e em um pomar experimental do Setor de Fruticultura do Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco, localizado no Perímetro Irrigado Nilo Coelho, em Petrolina-PE. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e posterior o teste de médias. Os resultados demostraram que os teores foliares para interação de macronutrientes Nitrogênio, Fósforo, Potássio e Cálcio (N, P, K, Ca), micronutrientes Cobre e Ferro (Cu e Fe) e silício (Si) dependem da combinação copa (Tommy Atkins, Palmer, Keitt e Kent) x porta-enxerto (Espada, Capucho e Coquinho) na fase de mudas no viveiro; para a fase de estabelecimento em campo, as determinação dos efeitos do porta-enxerto em cada cultivar de mangueira, foram realizadas três coletas das folha para se determinar o estado nutricional das plantas. As coletas foram realizadas aos 180, 360, 540 dias após o transplantio (DAT), que correponderam aos meses de novembro de 2020 (1ª coleta), maio de 2021 (2ª coleta) e novembro de 2021 (3ª coleta). os teores foliares com 180 DAT, demostraram interação para macronutrientes Potássio, Cálcio e Magnésio (K, Ca e Mg), micronutriente Zinco (Zn) e Sódio (Na), com 360 DAT prevaleceu interação para os macronutrientes (N e Ca), micronutriente (Zn), e com 540 DAT, consolidou interação de macronutrientes (Ca e Mg), micronutriente (Zn), dependem da combinação copa (Tommy Atkins, Palmer, Keitt e Kent) x porta-enxerto (Espada, Capucho e Coquinho); e para os resultado dos teores de solo na fase de estabelecimento do pomar em campo com 180 DAT demostram que os valores significativos de interação para os teores de Potencial Hidrogeniônico (pH) e Acidez total (H+Al); já com 360 DAT prevaleceu os valores significativos em interação para o macronutriente Cálcio (Ca), micronutriente Cobre (Cu) e o teor de Acidez total (H+Al) e na terceira coleta consolidou interação para o teor de Potencial Hidrogeniônico (pH). Os teores médios de CE, P, K, Mg, H+Al, Zn e Mn, independente da data de avaliação (180, 360, 540 DAT) , não dependem de cultivares de copa (Tommy Atkins, Palmer, Keitt e Kent) e de porta-enxerto (Espada, Capucho e Coquinho.
Interno - 034.871.574-97 - ITALO HERBERT LUCENA CAVALCANTE - UNIVASF
Interno - 1347774 - WALTER ESFRAIN PEREIRA