PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: CARLOS ALBERTO DE SOUZA

DISCENTE: CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DATA: 27/08/2018
LOCAL: CI/UFPB LIAA Lab
TÍTULO: UMA METODOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO DE REDES BAYESIANAS COM BASE EM ONTOLOGIAS DE DOMÍNIO NA ÁREA DA SAÚDE PARA SUPORTE À DECISÃO CLÍNICA
PALAVRAS-CHAVES: Informática em Saúde; Redes Bayesianas; Sistemas de Suporte à Decisão Clínica; Ontologias.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
RESUMO: Por meio da uniao de duas abordagens da Inteligencia Artificial, Representacao do Conhecimento por meio de ontologias, e o tratamento de informacoes incompletas por meio do uso de Redes Bayesianas (RBs), este trabalho possui como objetivo criar uma metodologia para a construcao de RBs com base em ontologias de dominio da area da saude, com o intuito de fornecer suporte a decisao clinica. Para avaliar a metodologia criada, esta foi aplicada a uma ontologia do dominio da Nefrologia, mais especificamente sobre a Doenca Renal Cronica (DRC), a partir da qual foi construida uma RB. Para a obtencao das probabilidades da rede gerada foram utilizados casos clinicos reais de uma base de dados de pacientes do Hospital Universitario Lauro Wanderley no Estado da Paraiba (HU). Para tal, foram utilizadas tecnicas como: especificacao direta de probabilidade, probabilidade marginal e probabilidade condicional. Desta forma foi feita a construcao da tabela de probabilidade dos nos da RB. Diante dos resultados obtidos com a avaliacao experimental, onde foi aplicada da metodologia definida neste trabalho, foi possivel observar a criacao de novos conhecimentos a partir de conhecimentos preexistentes. A rede gerada possibilitou ainda a extracao de conhecimento probabilistico de uma ontologia pelo uso da RB, possibilitando a obtencao de conhecimentos nao fornecidos pela ontologia devido a informacoes inexistentes e/ou incertas.
Presidente - 2636257 - NATASHA CORREIA QUEIROZ LINO
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA