PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JORCYANE ARAÚJO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JORCYANE ARAÚJO LIMA
DATA: 17/08/2018
LOCAL: Escola Superior de Redes
TÍTULO: UMA ABORDAGEM MULTIOBJETIVA PARA FORMAÇÃO DE EQUIPES EM PROJETOS DE SOFTWARE BASEADA EM ASPECTOS TÉCNICOS E NÃO-TÉCNICOS
PALAVRAS-CHAVES: Seleção de pessoas. Formação de equipes. Atribuição de pessoas a papéis. Ciclo de vida do software. Otimização multiobjetiva. Requisitos técnicos. Requisitos não-técnicos. Personalidade.
RESUMO: As atividades dos projetos de desenvolvimento de software são agrupadas em papéis funcionais, cada qual é executado por um tipo de engenheiro de software (analista, projetista, programador, testador e manutenedor). Todos estes engenheiros de software executam diferentes atividades. Sendo assim, para cada um destes papéis são necessárias diversas habilidades técnicas e de personalidades específicas. Caso estes requisitos não sejam observados durante a seleção de membros para a equipe e alocação nos papéis, colocará o projeto de desenvolvimento de software em sério risco de insucesso, pois as pessoas selecionadas poderão não desempenhar bem as suas atribuições. Porém, o processo de seleção das pessoas e a alocação destas a papéis para a formação da equipe é um processo complexo para ser realizado pelo gerente de projetos com base apenas em sua experiência, pois, mesmo com um número relativamente pequeno de pessoas e papéis, um grande número de combinações pode ser identificado. Assim, analisar cada opção é inviável e boas opções podem não ser consideradas. A fim de fornecer suporte a esta decisão, esta qualificação propõe uma abordagem multiobjetiva para seleção de pessoas tecnicamente qualificadas e psicologicamente adequadas para cada papel funcional do projeto de desenvolvimento de software, retornando uma fronteira de Pareto precisa e diversificada. O objetivo principal desta abordagem é proporcionar ao gerente de projetos uma ferramenta que o apoie na atividade de tomada de decisão de quais pessoas serão atribuídas a cada papel do ciclo de desenvolvimento de software no seu projeto, formando uma equipe.
Presidente - 1170572 - GLEDSON ELIAS DA SILVEIRA
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA