PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GIOVAN CARLO GERMOGLIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIOVAN CARLO GERMOGLIO
DATA: 31/08/2018
LOCAL: Centro de Informática
TÍTULO: Infraestruturas de Informação: Teoria de Projeto para Complexidade Dinâmica em Gateways
PALAVRAS-CHAVES: Infraestruturas de Informação. Teoria de projeto. Gateways.
RESUMO: As tecnologias vem causando transformações organizacionais onde alguns entendem como transformação estrutural. Uma infraestrutura encontra-se dentro de outras estruturas, tecnologias ou arranjos sociais, onde são compartilhadas, abertas, heterogêneas e que evolui ao passar do tempo. Exemplos de infraestruturas clássicas são os sistemas de rodovias, rede elétrica, ferrovias, telefonia e, mais recente, a Internet. Uma vez que seu escopo de atuação é migrado de um ambiente local para uma economia global, há a possibilidade de surgimento de tensões contra as limitações da política econômica, assim como outros desafios relacionados à propriedade intelectual que contempla as práticas de tratamento e compartilhamento de dados e trabalho colaborativo. Da mesma forma, o crescimento das infraestruturas de informação faz com que os projetistas devam lidar com os efeitos limitativos das escolhas feitas no início do projeto. Essas limitações são conhecidas como dependência de caminho ou com os salientes reversos que são as limitações evolutivas da própria tecnologia. Apesar de ser inevitável que surjam as limitações durante toda evolução, o uso dos gateways nas infraestruturas de informação torna-se um elemento chave como solução, permitindo que se mantenha a capacidade de interoperabilidade tecnológica e social entre os diversos sistemas envolvidos. Alguns estudos foram desenvolvidos buscando padrões evolutivos das infraestruturas de informação, na tentativa de elaboração de uma teoria de projeto que permita aos projetistas uma melhor compreensão do que deve estar contemplado no projeto inicial dessas infraestruturas, como também em sua fase de crescimento e adaptabilidade. Apesar desse esforço, percebe-se uma lacuna no entendimento de padrões positivos dos gateways que contribuem para evolução dinâmica e complexa das infraestruturas de informação. Essa pesquisa busca o melhor entendimento das características e padrões positivos dessas ferramentas, para a definição de uma teoria de projeto que ajude os projetistas das infraestruturas de informação utilizá-los ou construí-los de forma adequada.
Presidente - 2126491 - GUSTAVO HENRIQUE MATOS BEZERRA MOTTA
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA