PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: MARIA TATIANE DE SOUZA BRITO

DISCENTE: MARIA TATIANE DE SOUZA BRITO
DATA: 17/01/2019
LOCAL: sala 117 CI
TÍTULO: UM PLUGIN DO TIPO REPORT PARA A IDENTIFICAÇÃO DO RISCO DE EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR À DISTÂNCIA QUE USA TÉCNICAS DE VISUALIZAÇÃO DE DADOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação à distância; Evasão; Visualização de Dados; Plugin
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: Este trabalho pertence ao campo de pesquisa educacional conhecido como Learning Analytics e tem como objetivo propiciar um sistema que apresente alunos em situacao de risco de evasao no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. O sistema utiliza indicadores sociais, cognitivos e comportamentais, criados com base em dados do AVA, e os exibe por meio de uma ferramenta de visualizacao de dados. Os AVAs geram relatorios e logs sobre as atividades dos alunos, todavia eles geralmente sao de dificil compreensao para tutores, professores e gestores educacionais. Assim, nao permitem a identificacao de problemas de evasao de forma mais objetiva. Diante disso, acredita-se que a utilizacao de uma solucao que colete dados de indicadores referentes aos acessos, as interacoes e as notas dos alunos num AVA, e os apresente por meio de infograficos, pode ajudar professores, tutores e gestores a identificar alunos que possam estar em vias de abandonarem um curso a distancia. Concebeu-se e se implementou um plugin do tipo report (relatorio) para o AVA Moodle contendo funcionalidades de filtros, envio de notificacoes e graficos interativos gerados pela ferramenta Google Charts. Para avaliar o plugin foram feitas analises qualitativas atraves da realizacao de um grupo focal com professores, tutores e gestores de um curso a distancia. Concluiu-se que o plugin proporciona uma melhoria na percepcao desses profissionais sobre alunos que estao em risco de evasao. Considerou-se que o desenvolvimento de ferramentas de Learning Analytics necessita priorizar dados estrategicos de alunos, tais como dados de acessos, de interacoes e suas notas em disciplinas, pois estes podem auxiliar profissionais na identificacao do risco de evasao de alunos.
Presidente - 401182 - ED PORTO BEZERRA
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA