PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: DENYS ALEXANDRE BARBOZA DA SILVA

DISCENTE: DENYS ALEXANDRE BARBOZA DA SILVA
DATA: 31/01/2018
LOCAL: Centro de Informática
TÍTULO: DICOMFLOWACCESS: CONTROLE DE ACESSO PARA COMPARTILHAMENTO DE IMAGENS MÉDICAS EM AMBIENTE ABERTO E DISTRIBUÍDO
PALAVRAS-CHAVES: Controle de Acesso, Telerradiologia, DICOM, PACS.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Teleinformática
RESUMO: A necessidade da formacao de associacoes entre entidades das mais diversas areas de atuacao para compartilhamento de informacoes torna-se cada vez mais comum. Essas associacoes podem nao possuir longa duracao, normalmente sao estabelecidas para uma atividade pontual, e requerem facil configuracao. Assim tambem acontece na telerradiologia, vertente da telemedicina que utiliza a tecnologia da informacao para emissao de diagnostico a distancia atraves do compartilhamento de imagens medicas. As solucoes atuais para pratica da telerradiologia estao bem consolidadas em um ambiente de rede local ou que esteja sobre um mesmo dominio de seguranca. Porem, para a pratica de telerradiologia em um ambiente global essas solucoes ja estabelecidas passam por uma serie de limitacoes e necessitam de evolucao. O controle de acesso para o compartilhamento de informacoes em ambiente aberto e distribuido e uma dessas evolucoes. Para uma comunicacao no contexto global e inevitavel utilizar a infraestrutura da Internet, uma infraestrutura aberta, amplamente distribuida, descentralizada e insegura. Os mecanismos atuais de controle de acesso mostraram-se limitados para atuarem em uma infraestrutura da informacao com o dinamismo e a complexidade da Internet. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi elaborar o DicomFlowAccess (DFA), um modelo de controle de acesso assincrono, que atua em ambiente aberto e distribuido, e que faz uso de certificados digitais e comunicacao criptografada para apoiar o compartilhamento de imagens medicas entre entidades de saude que queiram associar-se para a realizacao de atividades, como a solicitacao e emissao de laudo a distancia, armazenamento remoto ou processamento de imagens medicas. O DicomFlow, que e um gateway projetado para auxiliar o compartilhamento de imagens medicas de forma assincrona e descentralizada foi a infraestrutura escolhida para implementar o DFA. Todavia, existem limitacoes que diminuem a capacidade de escalabilidade da solucao, como a base de dados ser centralizada. O DFA ira substituir a forma de como o DicomFlow implementa o controle de acesso durante compartilhamento de imagens medicas.
Presidente - 2126491 - GUSTAVO HENRIQUE MATOS BEZERRA MOTTA
Interno - 401182 - ED PORTO BEZERRA