PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VICTOR MIRANDA FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VICTOR MIRANDA FERNANDES
DATA: 29/07/2019
LOCAL: VISIO
TÍTULO: Arquitetura de rede neural para condução de veículos autônomos terrestres em estradas brasileiras
PALAVRAS-CHAVES: Veículos autônomos, Deep Learning, Rodovias
PÁGINAS: null
RESUMO: Os veículos autônomos são veículos que funcionam sem um condutor humano, sendo um dos produtos que mais recebem investimento da indústria automobilístico no seu desenvolvimento, com mais de 50 bilhões de dólares investidos nos últimos 5 anos. Uma das formas de implementá-los é utilizando técnicas de inteligência artificial e, apesar de já existirem diversas implementações, poucos estudos focam na condução em estradas com problemas de infraestrutura, como por exemplo: buracos, lama, estradas de barro, etc, que podem resultar em danos aos veículos. Isso se torna relevante, levando em consideração dados sobre rodovias brasileiras, onde, atualmente, apenas 13,7% delas são pavimentadas. Neste sentido, uma arquitetura de rede neural convolucional para conduzir veículos autônomos em estradas degradadas é proposta neste trabalho. A arquitetura foi treinada com dados extraídos do jogo Euro Truck Simulator 2 com um mapa brasileiro realístico. Resultados preliminares mostraram que a arquitetura obteve um desempenho satisfatório, conseguindo manter o veículo nos limites de faixa e realizando as curvas. Trabalhos futuros ainda serão realizados no intuito de melhorar a detecção dos problemas de infraestrutura citados acima e otimizar a condução do veículo.
Presidente - 1743917 - THAIS GAUDENCIO DO REGO
Interno - 2813926 - TIAGO MARITAN UGULINO DE ARAUJO