PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LEANDRO PAIVA ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEANDRO PAIVA ANDRADE
DATA: 30/08/2019
HORA: 16:30
LOCAL: VISIO
TÍTULO: NeuroReality: Um sistema para inserção, análise e gerenciamento de dados de eletroencefalografia em ambientes virtuais
PALAVRAS-CHAVES: Realidade virtual. Neurociência. Interface cérebro-computador
PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: A realidade virtual é uma tecnologia que possibilita a ação integrada entre computadores e cérebro humano. A viabilidade de reproduzir situações reais de forma controlada e a possibilidade de simular e visualizar ações impossíveis de serem percebidas no mundo real fazem com que este tipo de tecnologia encontre aplicações em diversas áreas, como na saúde, educação e entretenimento. No campo da neurociência, a realidade virtual, combinada à interfaces cérebro-computador, tem se tornado uma importante ferramenta para o estudo e entendimento da atividade cerebral, além de contribuir grandemente para a reabilitação de funções cerebrais debilitadas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi a criação de um sistema denominado “NeuroReality”, o qual possui um componente para o ambiente Unity e uma interface simples de gerenciamento, onde pesquisadores ou interessados na área de neurociência podem inserir, visualizar e manipular dados de eletroencefalograma em um ambiente virtual de teste. Para o desenvolvimento do componente, utilizou-se a linguagem de programação C#, o ambiente de desenvolvimento Visual Studio 2017, o motor de jogo Unity e uma versão empacotada da Rede Periférica de Realidade Virtual (do inglês, Virtual Reality Peripheral Network, VRPN), denominada Unity Virtual Peripheral Network (UVRPN). Em relação ao desenvolvimento da interface, utilizou-se a linguagem de programação Java, o ambiente de desenvolvimento NetBeans e a versão em Java da biblioteca VRPN. O produto obtido é um sistema que disponibiliza ao usuário todas as suas funcionalidades em uma só interface, simples e intuitiva, onde é possível acessar os dados de eletroencefalografia e, simultaneamente, realizar ações em objetos contidos no ambiente virtual. O sistema também possui a capacidade de capturar e salvar os dados de EEG em função do tempo, em forma de tabelas, e registrar o ambiente virtual ao qual o componente está associado, em forma de vídeo, para possíveis futuras análises.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1743917 - THAIS GAUDENCIO DO REGO
Externo ao Programa - 1545948 - CARLOS EDUARDO COELHO FREIRE BATISTA
Externo à Instituição - RENAN CIPRIANO MOIOLI