PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: THIAGO VIANA DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO VIANA DE CARVALHO
DATA: 12/12/2019
HORA: 09:00
LOCAL: auditório do CI
TÍTULO: Avaliação da Presença Espacial e Auto Presença em Realidade Virtual com Cenários 360o: Um Estudo de Caso como Jogo Caixa de Pandora
PALAVRAS-CHAVES: realidade virtual, presença, serious games, game design, cenários 360o
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
RESUMO: A realidade virtual constitui uma técnica avançada de interface que proporciona ao usuário a sensação de que este está presente no ambiente virtual, podendo essa experiência imersiva ser expandida com o uso de outros dispositivos multissensoriais. Estas tecnologias tem se desenvolvido de uma forma acelerada nos últimos anos, expandindo-se em uma ampla gama de aplicações nas mais diversas áreas, dentre elas, o ramo de educação e treinamento, onde se destacam como ferramentas de aprendizado dentro desta área os serious games, jogos desenvolvidos com um propósito específico que vai além do entretenimento. Este trabalho objetivou avaliar se a sensação de presença proporcionada pela RV em serious games baseados em cenários 360o. Para isso, foi utilizado como estudo de caso o jogo Caixa de Pandora, um jogo educativo que objetiva a educação por meio da conscientização sobre o tema violência contra a mulher. Para tanto, foi desenvolvida uma aplicação piloto que considerou a temática, bem como um questionário. O questionário foi baseado em outros questionários consolidados voltados a presença e experiência de jogo, adequando-o ao objetivo do trabalho,. Este questionário foi utilizado para avaliar a sensação de presença dos jogadores. São contribuições do presente trabalho a proposição de um jogo que utiliza a tecnologia de cenários 360o como potencializador da sensação de presença e aproximação do jogador ao problema abordado, um questionário que expande trabalhos anteriores sobre presença em realidade virtual ao considerar também elementos de jogos, bem como diretrizes para o desenvolvimento de cenários 360o voltados para jogos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2379027 - LILIANE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA
Externo ao Programa - 1095991 - DANIELLE ROUSY DIAS DA SILVA
Externo à Instituição - LUCIANO PEREIRA SOARES