PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: VICTOR MIRANDA FERNANDES

DISCENTE: VICTOR MIRANDA FERNANDES
DATA: 20/02/2020
LOCAL: VISIO
TÍTULO: Uma arquitetura de rede neural para condução de veículos autônomos terrestres em estradas brasileiras
PALAVRAS-CHAVES: Veículos autônomos, Deep Learning, Rodovias
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: Os veículos autônomos são aqueles que funcionam sem um condutor humano, sendo um dos produtos que mais recebem investimento da indústria automobilística no seu desenvolvimento, com mais de 50 bilhões de dólares investidos nos últimos 5 anos. Uma das formas de implementá-los é utilizando técnicas de inteligência artificial e, apesar de já existirem diversas implementações, poucos estudos focam na condução em estradas com problemas de infraestrutura, como por exemplo: buracos, lama, estradas de barro, etc, que podem resultar em acidentes de trânsito e danos aos veículos. Isso se torna relevante, levando em consideração dados sobre rodovias brasileiras, onde, atualmente, apenas 13,7% delas são pavimentadas. Neste sentido, uma arquitetura de rede neural convolucional para conduzir veículos autônomos em estradas degradadas é proposta neste trabalho. A arquitetura foi treinada com dados extraídos do jogo Euro Truck Simulator 2 com um mapa brasileiro realístico que considera os problemas de infraestrutura citados anteriormente. A modelagem e treinamento da arquitetura foi realizada em duas fases: a primeira utilizando dados coletados via teclado e a segunda utilizando dados coletados a partir de um volante joystick e com a adição de técnicas de processamento de imagens. Os resultados mostraram que a arquitetura treinada na segunda fase obteve um desempenho superior em tempo médio para intervenção humana, ou seja, o tempo para o condutor intervir na arquitetura treinada pelos dados do volante foi cerca de 9 vezes maior quando comparado ao tempo para a arquitetura treinada com os dados coletados via teclado.
Presidente - 1743917 - THAIS GAUDENCIO DO REGO
Interno - 2813926 - TIAGO MARITAN UGULINO DE ARAUJO