Simulação baseada em atores como ferramenta de ensino de organização e arquitetura de computadores
Arquitetura de Computadores, Simulação, Ensino, Ptolemy.
A informática educativa se faz cada vez mais presente nas atividades pedagógicas. Nesta nova realidade, várias aplicações visam facilitar a construção do conhecimento por parte dos professores em relação aos alunos através de métodos dinâmicos, expondo aulas para múltiplos ramos sem haver grande esforço ou repetições desnecessárias. Na área da Computação, existe a necessidade de utilização de aplicações que facilitem a aprendizagem. Pois, se tem observado que os ensinos de alguns conceitos introdutórios em disciplinas essenciais costumam apresentar um nível de abstração que prejudica o aprendizado dos alunos de cursos de informática que já possuem uma grande dificuldade em lidar com disciplinas da área de hardware. A utilização de simuladores na educação se faz cada vez mais presente nas atividades pedagógicas. Nesta nova realidade, várias aplicações visam facilitar a construção do conhecimento por parte dos professores em relação aos alunos, através de métodos dinâmicos e expondo aulas para múltiplos ramos sem haver grande esforço ou repetições desnecessárias. Neste sentido, este trabalho apresenta os resultados alcançados com a aplicação de uma extensão desenvolvida numa ferramenta de modelagem e simulação de sistemas concorrente baseada em atores, denominada Ptolemy. A extensão foi criada para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Organização e Arquitetura de Computadores com alunos da graduação.