PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE HERMINIO LEMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE HERMINIO LEMOS
DATA: 28/02/2012
LOCAL: Auditorio do CCEN
TÍTULO:

Uma Proposta de Protocolo de Codificação de Libras para Sistemas de TV Digital

PALAVRAS-CHAVES:

LIBRAS, TV Digital, Línguas de Sinais, Codificação, Protocolo

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Teleinformática
RESUMO:

Os sistemas de TV Digital atuais não possuem padronização especifica para línguas de sinais (LS). A solução utilizada na TV nos dias de hoje, consiste em transmitir uma janela com um interprete de LS sobreposto ao vídeo do programa. Esta solução se mostra ineficaz em vários aspectos: possui um alto custo operacional, e dependente de um interprete em tempo integral, alem de distrair os telespectadores que não são surdos. Somado a tudo isso, a geração de uma mesma janela para todos os usuários, nao respeita as diferenças regionais das LS. Para reduzir esses problemas, o objetivo principal desse trabalho e propor um protocolo que viabilize a codificação e transmissão de janelas em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para sistemas de televisão digital. Nessa proposta, os quadros do vídeo da janela de LIBRAS não são transmitidos. Em vez disso, e transmitido um conjunto de códigos, onde cada código esta relacionado a representação visual de um sinal de LIBRAS armazenada no receptor. Dessa forma, e possível respeitar as diferenças regionais e reduzir a largura de banda utilizada na transmissão. Adicionalmente, também são investigadas estratégias para representar efeitos sonoros, entonação de voz e nuances emocionais na sinalização.

Presidente - 1149359 - GUIDO LEMOS DE SOUZA FILHO
Interno - 2636257 - NATASHA CORREIA QUEIROZ LINO