PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ALEXANDER DE ALMEIDA PINTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDER DE ALMEIDA PINTO
DATA: 22/03/2012
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do CCEN
TÍTULO:

 

UTILIZAC¸ A˜O DAS METAHEURI´STICAS GRASP E ILS
ADITIVADO COM PROGRAMAC¸ A˜ O LINEAR PARA
RESOLUC¸ A˜O DO PROBLEMA DE CONSTRUC¸ A˜O DE
TRILHOS DE AERONAVES

UTILIZAÇÃO DAS METAHEURÍSTICAS GRASP E ILS ADITIVADO COM PROGRAMAÇÃO LINEAR PARARESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE CONSTRUÇÃO DETRILHOS DE AERONAVES


PALAVRAS-CHAVES:

 

Transporte,
PCTA, Metaheur´ıstica, M´etodo Exato,GRASP, Rotas e Aeronaves.

Transporte,PCTA, Metaheur´ıstica, M´etodo Exato,GRASP, Rotas e Aeronaves.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Matemática da Computação
RESUMO:

 

Os problemas operacionais cresceram muito em complexidade nos ´ultimos
tempos, o que tem tornado necess´ario o desenvolvimento de t´ecnicas que
possam agilizar a tomada de decis˜ao. Empresas que n˜ao utilizam sistemas
computadorizados com essa finalidade tem perdido espac¸o entre seus concorrentes.
A construc¸ ˜ao de trilhos de aeronaves ´e considerado um dos principais
problemas da ind´ustria aeron´autica e se refere ao sequˆenciamento dos voos
de uma companhia a´erea de forma que o menor n´umero de aeronaves seja
necess´ario para opera-las. Esse problema possui uma caracter´ıstica combinat
´oria e a sua resoluc¸ ˜ao fica mais dif´ıcil a medida que a quantidade de voos
envolvidos cresce. Entretanto pequenas modificac¸ ˜oes nos hor´arios de partida
desses voos, ou o acr´escimo de algum voo de resposicionamento entre dois
aeroportos pr´oximos podem gerar soluc¸ ˜oes de baixo custo.
Apresentamos uma algoritmo h´ıbrido baseado na metaheur´ıstica
GRASP, com a utilizac¸ ˜ao do ILS e de programac¸ ˜ao inteira na busca local.
Esse algoritmo ´e indicado para resoluc¸ ˜ao de problemas de larga escala, pois
nesse caso fica invi´avel a aplicac¸ ˜ao de um algoritmo puramente exato que
poderia levar anos para realizar a tarefa. Os resultados preliminares tem mostrado
agilidade na obtenc¸ ˜ao de boas soluc¸ ˜oes.

Os problemas operacionais cresceram muito em complexidade nos ´ultimostempos, o que tem tornado necess´ario o desenvolvimento de t´ecnicas quepossam agilizar a tomada de decis˜ao. Empresas que n˜ao utilizam sistemascomputadorizados com essa finalidade tem perdido espac¸o entre seus concorrentes.A construc¸ ˜ao de trilhos de aeronaves ´e considerado um dos principaisproblemas da ind´ustria aeron´autica e se refere ao sequˆenciamento dos voosde uma companhia a´erea de forma que o menor n´umero de aeronaves sejanecess´ario para opera-las. Esse problema possui uma caracter´ıstica combinat´oria e a sua resoluc¸ ˜ao fica mais dif´ıcil a medida que a quantidade de voosenvolvidos cresce. Entretanto pequenas modificac¸ ˜oes nos hor´arios de partidadesses voos, ou o acr´escimo de algum voo de resposicionamento entre doisaeroportos pr´oximos podem gerar soluc¸ ˜oes de baixo custo.Apresentamos uma algoritmo h´ıbrido baseado na metaheur´ısticaGRASP, com a utilizac¸ ˜ao do ILS e de programac¸ ˜ao inteira na busca local.Esse algoritmo ´e indicado para resoluc¸ ˜ao de problemas de larga escala, poisnesse caso fica invi´avel a aplicac¸ ˜ao de um algoritmo puramente exato quepoderia levar anos para realizar a tarefa. Os resultados preliminares tem mostradoagilidade na obtenc¸ ˜ao de boas soluc¸ ˜oes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1175878 - LUCIDIO DOS ANJOS FORMIGA CABRAL
Interno - 337293 - ROBERTO QUIRINO DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - LÚCIA MARIA DE ASSUMPÇÃO DRUMMOND - UFF