PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS HENRIQUE ALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS HENRIQUE ALVES DA SILVA
DATA: 30/07/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Evolução do Aprendizado de Tradutores Automáticos Neurais para Libras Utilizando Vocabulário Dinâmico
PALAVRAS-CHAVES: tradução automática neural, Libras, vocabulário dinâmico, transferência de aprendizagem, evolução de aprendizagem
RESUMO: A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 5% da população mundial possui algum grau de deficiência auditiva. No Brasil, de acordo com censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, existem aproximadamente 9,7 milhões de pessoas com algum nível de deficiência auditiva. Pessoas surdas comunicam-se naturalmente usando línguas viso-espaciais, denominadas línguas de sinais (LS). No entanto, apesar das línguas de sinais serem reconhecidas em muitos países como uma segunda língua oficial, nem sempre os conteúdos são gerados de forma acessível para esta comunidade. Com objetivo de minimizar esses impactos, pesquisas envolvendo tradução automática utilizando Redes Neurais ganham cada vez mais espaço na literatura. Porém, uma das principais barreiras para uso dessa estratégia é a necessidade de um corpus bilíngue o que nem sempre é uma tarefa fácil de encontrar ou produzir. Além disso, para corpus extremamente pequenos e em constante desenvolvimento faz-se necessário executar diversos treinamentos para cada novo símbolo de entrada o que nem sempre é uma solução viável. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma abordagem de treinamento de um modelo Sequence to Sequence para tradução automática de Português para LIBRAS com corpus bilíngue dinâmico colaborativo com objetivo de automatizar e evoluir o desempenho do modelo de tradução automática. Para validar a solução proposta, um estudo de caso está sendo desenvolvido utilizando o VLibras, um tradutor automático para Libras de código aberto.
Presidente - 2813926 - TIAGO MARITAN UGULINO DE ARAUJO
Interno - 415.119.564-53 - ROSTAND EDSON OLIVEIRA COSTA - UFPB