PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALISSON YURY DUTRA DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALISSON YURY DUTRA DE MEDEIROS
DATA: 31/07/2020
LOCAL: Online
TÍTULO: Cooperação de Veículos Baseada em Características Sociais para Disseminação de Dados de Eventos Críticos Urbanos
PALAVRAS-CHAVES: SIoV, Eventos Críticos, Monitoramento e Disseminação, Qualidade
PÁGINAS: null
RESUMO: Eventos críticos urbanos são eventos que podem acontecer de forma aleatória no tempo e espaço e podem impactar no bom andamento da cidade e/ou colocar em risco a integridade dos cidadãos. Para mitigar os efeitos de um evento, as autoridades competentes devem ser informadas de sua ocorrência de forma que possam realizar as ações apropriadas. Para isso, tais eventos precisam ser alertados eficientemente, por exemplo, através de uma notificação rápida. As redes veiculares (VANETs) são uma potencial alternativa para apoiar a notificação das informações dos eventos críticos arbitrários devido à ubiquidade dos veículos nas cidades. Veículos com câmeras e sensores embarcados podem auxiliar na detecção de eventos, utilizando comunicação entre os veículos (V2V) para disseminar os dados destes eventos na rede, e comunicação entre veículos e infraestrutura (V2I) para entregar estes dados até uma entidade externa responsável pelo tratamento do evento. Embora a dinamicidade das VANETs comprometa o processo de disseminação, as conexões entre veículos a partir dos interesses sociais dos usuários oferecem um modo para otimizar a troca de mensagens e a disseminação de dados. Esta trabalho propõe um sistema de disseminação robusta de dados de eventos urbanos críticos que atua em uma rede SIoV. Este sistema baseia-se em comunidade de veículos com interesses comuns e/ou rotinas similares e na influência social dos veículos pela sua posição na rede, para a escolha dos veículos retransmissores.
Presidente - 1887274 - FERNANDO MENEZES MATOS
Interno - 1545175 - IGUATEMI EDUARDO DA FONSECA