PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIENERT DE ALENCAR VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIENERT DE ALENCAR VIEIRA
DATA: 31/08/2012
LOCAL: Auditório do CCEN
TÍTULO: Coordenação de Infraestruturas Computacionais Distribuídas em Larga Escala Baseadas em Redes de Broadcast de Sistemas de Televisão Digital
PALAVRAS-CHAVES: computação em grade, computação em nuvem, computação de alta vazão, sistemas distribuídos
RESUMO:

A Infraestrutura Computacional Distribuída sob Demanda (On-Demand Distributed Computing Infrastructure – OddCI) é uma arquitetura que utiliza como base uma rede de comunicação em broadcast para alocar um conjunto de processadores em larga escala visando à computação de alta vazão (High Throughput Computing – HTC). Um exemplo de rede de broadcast é o sistema de Televisão Digital cujo sinal é transmitido para milhares de receptores simultaneamente. Esses receptores são máquinas com significativo poder de processamento que estão disponíveis nas residências em quantidade crescente e podem ser utilizados como unidades de processamento. Entretanto, esses potenciais processadores não são completamente dedicados, são cedidos voluntariamente e podem falhar (desligados durante o uso), o que os torna recursos altamente voláteis. Em outras palavras, não há garantias sobre o tempo que permanecem dedicados a uma tarefa. Assim, se faz necessária a utilização de mecanismos que tratem essa volatilidade e otimizem a disponibilidade coletiva dos dispositivos. Este trabalho apresenta heurísticas de coordenação da arquitetura OddCI, que buscam convidar ou excluir dispositivos sob a cobertura da comunicação da rede de broadcast através de mensagens coletivas com o objetivo de coordenar a quantidade alocada de processadores, com vistas a atender acordos de nível de serviço (Service-Level Agreement – SLA) estabelecidos. As heurísticas de coordenação são validadas por meio de simulação no âmbito de uma rede de TV Digital.

Presidente - 451.090.444-49 - DENIO MARIZ TIMOTEO DE SOUSA - UFPE
Interno - 1149359 - GUIDO LEMOS DE SOUZA FILHO