PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: FELIPE LACET SILVA FERREIRA

DISCENTE: FELIPE LACET SILVA FERREIRA
DATA: 30/08/2012
LOCAL: REUNI
TÍTULO: Provendo Suporte a Língua de Sinais em Middlewares Compatíveis com a ITU J.202
PALAVRAS-CHAVES:

Accessibilidade, Línguas de Sinais, TV Digital, Padronização

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Arquitetura de Sistemas de Computação
RESUMO:

As línguas de sinais são línguas naturais de modalidade gestual-visual utilizadas pelos surdos na comunicação. Atualmente, o uso de língua de sinais na TV é ainda limitado a dispositivos manuais, onde a janela com um intérprete é exibida sobrepondo o vídeo do programa. Alguns trabalhos, como Amorim et al. [30] e Araújo et al [14] foram propostos, mas ainda possuem algumas lacunas para serem resolvidas. Neste trabalho é proposta uma solução para prover o suporte a língua de sinais em middlewares de sistemas de televisão digital compatíveis com a especificação ITU-T J.202 [29]. Uma caracteristica importante da solução apresentada nesse trabalho é que não é necessário adaptar as APIs existentes ou criar novas APIS para prover esse suporte. Para validar a solução proposta um estudo de caso foi desenvolvido utilizando o Ginga-J, a parte procedural do middleware Ginga compatível com a especificação ITU J.202. Alguns testes aplicados com surdos confirmam a viabilidade da solução.

Interno - 2694559 - ALEXANDRE NOBREGA DUARTE
Presidente - 1149359 - GUIDO LEMOS DE SOUZA FILHO