PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANK CESAR LOPES VERAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANK CESAR LOPES VERAS
DATA: 04/09/2012
LOCAL: Escola de Superior de Redes
TÍTULO: Uma Técnica para Estimativa e Simulação do Movimento de Multidões em Rede de Sensores sem Fio
PALAVRAS-CHAVES: Simulação, Redes de Sensores sem Fio
RESUMO:

O uso das Redes de Sensores sem Fio (RSSF) tem sido difundido em diversas áreas de pesquisa e aplicação. A proposta deste trabalho é um estudo sobre como utilizar sensores para monitorar grupos de pessoas em movimento, tendo uma RSSF como meio no qual a pesquisa deverá ocorrer. Para a realização deste trabalho é que a rede foi projetada e testada no simulador Ptolemy II, onde os sensores foram posicionados de acordo com um sistema de coordenadas cartesianas. A RSSF deverá reconhecer grupos de pessoas com características comuns de movimento, como velocidade e direção, através da técnica de Clustering. As pessoas envolvidas nos grupos serão identificadas por etiquetas RFID (Radio Frequency Identification) presas ao seu corpo. O movimento de multidão teve sua formalização matemática baseada em parâmetros como posição do grupo, quantidade de pessoas por grupo e duração do movimento que definem as características necessárias para a simulação desse cenário. A partir da formalização do movimento da multidão, vários dados são coletados em intervalos de tempo previamente determinados e inseridos na fórmula geral do Polinômio de Newton, gerando uma função matemática que define o respectivo movimento. Neste trabalho, foram inseridos gráficos que refletem tanto a trajetória real, como também a previsão desse movimento para um tempo futuro e, a partir do Graphmatica Curve Fitting Software, foi encontrado a Interpolação Polinomial entre eles. Assim, a detecção do movimento pelos sensores é interpretada e seus valores disseminados pela rede, facilitando o processo de tomada de decisão e, consequentemente, ajudando na caracterização do movimento de multidões.

Presidente - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA