PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: RAMON LEONN VICTOR MEDEIROS

DISCENTE: RAMON LEONN VICTOR MEDEIROS
DATA: 23/08/2012
LOCAL: a definir
TÍTULO: Uma Ferramenta de Geracao de Codigo VHDL a partir do Modelo de Atores para o ensino de Microeletrônica utilizando o Framework Ptolemy
PALAVRAS-CHAVES: Ptolemy, Modelo de Atores, Geracao de Código, Ensino, Microeletronica
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Hardware
RESUMO:

Na área de Microeletrônica uma das maiores dificuldades trata-se de encontrar profissionais capacitados. Para a formação destes há uma demanda por recursos – humanos e materiais - que, muitas vezes, tem alto custo. Assim, se faz necessária uma solução tão acessível a instituições e pesquisadores, quanto adaptável às suas necessidades, propiciando escalabilidade e disseminação à formação, sem deixar de focar a qualidade. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma ferramenta de geração de código VHDL para ensino de Microeletrônica baseada em Atores utilizando o Framework Ptolemy. Onde, além de projetar e simular graficamente modelos, os alunos podem gerar código VHDL e transferi-los para testar em FPGAs.

Presidente - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO
Interno - 337324 - JOSE ANTONIO GOMES DE LIMA