PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA LEONCIO PINHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA LEONCIO PINHEIRO
DATA: 22/02/2013
LOCAL: Escola Superio de Redes
TÍTULO: Uma Abordagem para Recomendação de Equipes Qualificadas para Desenvolvimento Distribuído de Projetos de Linhas de Produtos de Software
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento Distri buído de Software, Linhas de Produto de Software, Sistemas de Recomendação, Lógica Fuzzy
RESUMO:

As iniciativas de componentização de software e de desenvolvimento de software orientado a objetos, na década de 80, despertaram o interesse de desenvolvedores para as oportunidades e vantagens da reutilização de código gerando assim o reuso em diversas etapas do desenvolvimento como, por exemplo: documentação, especificação e modelagem, aumentando assim a busca por melhores oportunidades de negócio seja para reduzir custos de desenvolvimento e obter ganho de produtividade.

A evolução destas ideias levou a formulação do modelo de Linhas de Produto que representa um deslocamento no foco do Paradigma tradicional de desenvolvimento de software. Dentro desse novo paradigma as organizações que antes abordavam o desenvolvimento de software projeto a projeto devem agora concentrar os seus esforços na criação e manutenção de uma linha de produto de software a qual será a base para a produção de uma coleção de produtos pertencentes a uma “família”.

Segundo [Clemente, 2002] um projeto de implantação de uma linha de produto de software pode ser considerado como toda mudança tecnológica, ou seja, um projeto de adaptação à uma tecnologia, ou a uma nova maneira de fazer negócio. Especificamente no caso de linhas de produto, ambas as definições se aplicam tornando o projeto ainda mais delicado. Como toda mudança tecnológica esse tipo de projeto deve envolver uma avaliação da situação atual da empresa, uma articulação do estado desejado e a elaboração de um plano para atingir este estado. No caso específico de Linhas de Produto, por se tratar de um modelo que interfere diretamente na maneira de trabalhar da empresa, fatores extratecnológicos devem ser considerados como: adaptabilidade das pessoas, o tipo de treinamento necessário e a preparação do cliente para a nova maneira de trabalhar.

A fim de fornecer suporte para recomendar equipes qualificadas de desenvolvimento distribuído de software em projetos de Linhas de Produto de software este trabalho apresenta uma abordagem de apoio a decisão que tem como objetivo identificar um conjunto de equipes qualificadas para cada módulo de software, baseado em requisitos técnicos dos módulos e capacidades técnicas das equipes. A abordagem proposta está estruturada em três etapas. A primeira etapa tem a intenção de produzir um modelo de descrição que representa os requisitos técnicos esperados para desenvolver cada módulo de software. Com base em tais exigências a segunda etapa pretende representar as capacidades técnicas inerentes a todas as equipes candidatas. E em seguida, a terceira etapa analisa requisitos técnicos de módulos e capacidades técnicas das equipes em uma abordagem baseada em Lógica Fuzzy para recomendar um conjunto de equipes qualificadas para cada módulo de software que integra o projeto arquitetural da linha de produto de software. Nessa terceira etapa, o gerente de projeto pode administrar as regras de avaliação para atender melhor e de forma mais clara as necessidades do projeto de software. Como resultado da terceira etapa, para cada módulo de software é gerado uma recomendação que indica o conjunto ranqueado de equipes candidatas que possuem a qualificação técnica necessária e adequada para implementar o módulo de software.

As equipes em cada subconjunto recomendado são classificadas com base em uma métrica de adequação que representa o nível de qualificação técnica da equipe em relação às necessidades do projeto de software. E assim, considerando as necessidades do projeto de software e dos recursos, o gerente de projeto é capaz de selecionar uma equipe adequada de cada subconjunto recomendado com razoável confiança.

Presidente - 1170572 - GLEDSON ELIAS DA SILVEIRA
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA