PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: WANDERSON GOMES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WANDERSON GOMES DE SOUZA
DATA: 28/02/2013
LOCAL: Centro de Informática, UFPB
TÍTULO: Um Modelo de Transição para a Implementação de Algoritmos Simulados em Robôs Reais
PALAVRAS-CHAVES: Robótica, sistemas colaborativos, Arduino
RESUMO:

O desenvolvimento de algoritmos para sistemas robóticos muitas vezes é avaliado em ambientes de simulação, os quais podem identificar muitos dos problemas de tais algoritmos . Porém, nada garante que um algoritmo avaliado em uma plataforma de simulação funcione quando transportado para robôs reais. A literatura atual não destaca quais os principais problemas desta transição, de modo que existe um grande gap conceitual entre o desenvolvimento para ambientes simulado e reais. Este trabalho tem como objetivo formalizar este processo de transição, destacando os principais pontos que carecem de uma maior atenção por parte dos desenvolvedores. Para isso, foi escolhido uma algoritmo que engloba diversas características de um sistema multirobótico, sendo feita sua implementação tanto em um simulador, como em robôs reais desenvolvidos na plataforma Arduino. Todas as alterações necessárias estão sendo classificadas e analisadas, de forma que possamos ter um padrão de modelo de transição inicial, o qual formalise as principais anuâncias deste processo.

Presidente - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA
Interno - 2636257 - NATASHA CORREIA QUEIROZ LINO