PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAINARA RODRIGUES NOBREGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAINARA RODRIGUES NOBREGA
DATA: 28/02/2013
LOCAL: auditório CCEN
TÍTULO: MECI: UM SISTEMA INTERATIVO REAL TIME PARA CINEMA DIGITAL
PALAVRAS-CHAVES: Cinema digital, interativo, sistema, mensagem de texto
RESUMO:

O cinema tem evoluído continuamente desde a sua criação. Passou a ter som, cores, efeitos visuais, especiais, 3D, 4D, experimentos multissensoriais, e agora interatividade. Tais mudanças têm proporcionado ao público experiências cada vez mais realistas durante a exibição de um filme. Estas experiências podem ser obtidas através de tecnologias implantadas no audiovisual e, algumas vezes, na própria sala de projeção, para captação de movimento da plateia ou da voz de expectadores, com a finalidade de proporcionar uma interação direta do espectador com o filme exibido. Novas versões de ferramentas tecnológicas surgem constantemente para auxiliar a cinematografia. No entanto, as técnicas que as antecederam não deixam de existir, todas tem se encaixado, agregando-se em um processo de evolução e reposicionamento técnico, tornando possível o uso da iteratividade. Apresentamos aqui um sistema, intitulado MECI (ME Cinema Interativo), que proporciona a interação entre espectadores e audiovisual, através do envio e recebimento de mensagens de texto realizado por meio de dispositivo móvel. O MECI também fornece o suporte técnico à montagem não linear da narrativa audiovisual e ao gerenciamento de usuários. O diretor ou o editor/ montador da obra, serão os responsáveis pela manipulação destes aspectos, para que o público ao se conectar no sistema e efetuar as escolhas, obtenham total êxito.

Presidente - 401182 - ED PORTO BEZERRA
Interno - 1149359 - GUIDO LEMOS DE SOUZA FILHO