PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: AMANDA DRIELLY DE SOUZA PIRES

DISCENTE: AMANDA DRIELLY DE SOUZA PIRES
DATA: 23/07/2013
LOCAL: auditório CCEN
TÍTULO: Uma Abordagem para Identificação Semântica de Domínios de Aplicação em Ambientes de Convergência Digital
PALAVRAS-CHAVES: Knowledge TV; Televisão Digital Interativa; Ontologia; Análise de Similaridade Léxica e Análise de Similaridade Semântica.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Arquitetura de Sistemas de Computação
RESUMO:

O surgimento da Televisão Digital Interativa proporciona, além de ganho de qualidade na transmissão, a adição de novos recursos e serviços disponíveis ao usuário. Com o advento da convergência digital entre as plataformas de TV e Web, novas propostas de organização semântica de conteúdo foram desenvolvidas. Além disso, foi possível introduzir conceitos da Web Semântica e de representação do conhecimento que permitem descrever semanticamente os metadados de conteúdo através de ontologias. Esse trabalho propõe uma abordagem para identificação de domínios de aplicação no ambiente de convergência digital baseada em conceitos da Web Semântica e nas análises de similaridade léxica e semântica. Um componente, integrado ao sistema Knowledge TV, foi implementado para validar a abordagem.

Presidente - 401182 - ED PORTO BEZERRA
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA