PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: DANILO RANGEL ARRUDA LEITE

DISCENTE: DANILO RANGEL ARRUDA LEITE
DATA: 31/07/2013
LOCAL: Centro de Informática da UFPB
TÍTULO: GSPROJECTS - UM AMBIENTE PARA SIMULAÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS DE SOFTWARE
PALAVRAS-CHAVES: Gerência de projetos, simulador, jogos sérios.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Arquitetura de Sistemas de Computação
RESUMO:

A aplicação deficiente de técnicas de gerenciamento em projetos de software muitas vezes acarreta no fracasso e possível cancelamento de um projeto. Uma das possíveis causas é a falta de um melhor entendimento das suas práticas essenciais.A utilização de simuladores em treinamento pode ter um alto poder de motivação podendo apresentar benefícios se comparado a outras formas tradicionais de aprendizado. Este trabalho tem por objetivo a elaboração e desenvolvimento de um jogo educacional para o ensino de gerenciamento de projetos de software em cursos de graduação na área de computação.Como validação da proposta, o jogo foi submetido a um grupo de alunos de graduação no curso de ciência da computação, tendo cumprido com a expectativa inicial de auxiliar no ensino-aprendizado da disciplina.

Presidente - 1121076 - ALVARO FRANCISCO DE CASTRO MEDEIROS
Interno - 2798885 - ANDREI DE ARAUJO FORMIGA