PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: Jailton Maciel Alexandre Segundo

DISCENTE: Jailton Maciel Alexandre Segundo
DATA: 30/08/2013
LOCAL: Escola Superior de Redes
TÍTULO: Seleção Automatizada de Componentes de Software Orientada por Métricas Estruturais e Informações de Reuso
PALAVRAS-CHAVES: DBC, ESBB, seleção de componentes, métricas de software
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

A grande dificuldade de selecionar componentes de software ainda é um obstáculo para alcançar o sucesso do Desenvolvimento Baseado em Componentes (DBC). Com o crescimento do mercado de componentes, a tendência é sempre aumentar o número de opções para montagem de aplicações em diferentes contextos, tornando impraticável a seleção manual. Tratando de um problema com gigantesco espaço de busca e complexo, é requerida a automatização efetuada por técnicas de otimização. O trabalho proposto visa automatizar o processo de seleção de componentes utilizando técnicas da Engenharia de Software Baseada em Busca (ESBB), cuja técnica de otimização é orientada por métricas estruturais (i.e., conexões entre componentes de uma arquitetura de software) e informações de reuso (i.e., valores agregados ao próprio componente).

Presidente - 1170572 - GLEDSON ELIAS DA SILVEIRA
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA