O uso crescente de ambientes virtuais de ensino/aprendizagem –
AVA fez com que as Instituições de Ensino buscassem se beneficiar cada vez mais
das possibilidades que esses ambientes oferecem. A estruturação, controle e
acompanhamento do conteúdo instrucional que é ministrado em sala de aula, ou à
distância, são um excelente exemplo e constituem o foco deste trabalho. O trabalho
aqui apresentado foi desenvolvido em três fases: apresentação de uma proposta de
estruturação de material instrucional em plano de curso, de forma a explicitar os
conteúdos trabalhados em cada disciplina, suas relações com os objetivos
pedagógicos a serem atingidos (competências e habilidades) e os recursos
instrumentais e metodológicos que serão disponibilizadas na sua execução; estudo
e proposta de uma arquitetura de sistema informatizado disponibilizado na WEB
para atender, de forma segura, ágil e consistente aos requisitos levantados na
primeira fase; implementação de uma aplicação em nível de prova de conceito
instanciando a arquitetura proposta: o Sistema de Gestão e Controle de Conteúdo
Instrucional (SGCCI). A aplicação desenvolvida foi utilizada na ocorrência de uma
disciplina real e os resultados estão demonstrados e discutidos ao final deste
trabalho.