PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: CLODOALDO BRASILINO LEITE NETO

DISCENTE: CLODOALDO BRASILINO LEITE NETO
DATA: 31/01/2014
LOCAL: Escola de Redes
TÍTULO: Gerenciamento de Faltas em Computação em Nuvem: Um Mapeamento Sistemático de Literatura
PALAVRAS-CHAVES: computação em nuvens, gerenciamento de falhas, mapeamento sistemática pesquisa baseada em evidências, estudo secundário
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Teleinformática
RESUMO: Fundamentação: Com o grande crescimento da popularidade da computação em nuvem, observa-se que um desafio nessa área é; gerenciar falhas que possam ocorrer nas grandes infraestruturas implantadas para dar suporte à computação como serviço, que por serem extensas, possuem maior ocorrência de faltas, falhas e erros. Um trabalho que mapeie as soluções já criadas por pesquisadores de maneira simples e eficiente pode ajudar a visualizar oportunidades e saturações nesta área de pesquisa. Objetivos: Este trabalho visa mapear o conhecimento científico produzido sobre gerenciamento de faltas em computação em nuvem de forma a auxiliar na identificação de lacunas que possam representar novas oportunidades de pesquisa na área. Metodologia: Para este trabalho utiliza-se a metodologia de pesquisa baseada em evidências através do método de mapeamento sistemático de literatura, sendo a pesquisa construída em três etapas de seleção de estudos. Método: Conduzimos um mapeamento sistemático para coletar, filtrar e classificar trabalhos científicos na área. Foram encontrados 4535 artigos científicos nos grandes engenhos de busca que, depois de 3 etapas de filtragem, foram reduzidos a 166. Tais artigos foram classificados de acordo com a taxonomia definida neste trabalho. Resultados: Observa-se que IaaS é a área mais explorada nos estudos selecionados. As funções de gerenciamento de faltas mais exploradas são Tolerância e Remoção, e os atributos mais frequentes são Confiabilidade e Disponibilidade. A maioria dos trabalhos foram classificados, em relação ao tipo de pesquisa, como Proposta de Solução Conclusão: Este trabalho sumariza e classifica o esforço de pesquisa conduzido em Gerenciamento de Faltas em Computação em Nuvens, provendo um ponto de partida para pesquisas futuras nesta área.
Presidente - 2694559 - ALEXANDRE NOBREGA DUARTE
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA