PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: PEDRO BATISTA DE CARVALHO FILHO

DISCENTE: PEDRO BATISTA DE CARVALHO FILHO
DATA: 31/01/2014
LOCAL: Escola de Redes
TÍTULO: Gerenciamento de Faltas em Grades Computacionais: Um Mapeamento Sistemático de Literatura
PALAVRAS-CHAVES: grade computacional, gerenciamento de falhas, faltas, erros, mapeamento sistemático, estudo secundário.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Teleinformática
RESUMO: Fundamentação: Uma grade computacional normalmente é formada por uma infra-estrutura de hardware e software heterogêneos ultrapassando limites administrativos. Essa característica aumenta a dificuldade na identificação de possíveis falhas que podem provocar uma parada inesperada da atividade submetida. Assim, um trabalho que mapeie as soluções já criadas por pesquisadores pode ajudar na identificação de lacunas e/ou saturação na área de gerenciamento de faltas. Objetivos: Este trabalho visa identificar, de forma sistemática, lacunas e áreas pouco exploradas nos trabalhos científicos focados no gerenciamento de faltas em grades computacionais com o intuito de auxiliar no melhor direcionamento de futuros esforços em pesquisas na área. Metodologia: Para este trabalho, é utilizado a metodologia de mapeamento sistemático, sendo a pesquisa composta por três fases para seleção dos estudos primários. Inicialmente foram obtidos dos engenhos de busca 8644 estudos primários, porém, após realizado o processo de triagem, restaram 257 estudos com auto grau de relevância para a área de pesquisa abordado neste mapeamento. Conclusão: Através da sumarização e classificação dos dados extraídos, identificou-se que pouco se explorou as técnicas de prevenção, previsão e remoção de falta. Dentre o grupo de estudo relacionados que abordam a tolerância a falta, identificamos uma lacuna no grupo de estudos que utilizam técnicas a nível de workflow.
Presidente - 2694559 - ALEXANDRE NOBREGA DUARTE
Interno - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO