PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: LARISSA LEONCIO PINHEIRO

DISCENTE: LARISSA LEONCIO PINHEIRO
DATA: 10/02/2014
LOCAL: Escola Superior de Redes
TÍTULO: Uma Abordagem Ontológica para Recomendação de Equipes Qualificadas em Projetos de Desenvolvimento Distribuído de Linhas de Produtos de Software
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento Distribuído de Software, Linhas de Produtos de Software, Sistemas de Recomendação, Ontologias
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO: As iniciativas de componentização de software e de desenvolvimento de software orientado a objetos, na década de 80, despertaram o interesse de desenvolvedores para as oportunidades e vantagens da reutilização de código, gerando assim o reuso em diversas etapas do desenvolvimento, como, por exemplo, documentação, especificação e modelagem, aumentando assim a busca por melhores oportunidades de negócio, sejam para reduzir custos de desenvolvimento ou obter ganhos de produtividade. A evolução destas ideias levou a formulação do modelo de Linhas de Produtos de Software, que representa um deslocamento no foco do paradigma tradicional de desenvolvimento de software. Dentro desse novo paradigma, as organizações que antes abordavam o desenvolvimento de software projeto a projeto, devem agora concentrar os seus esforços na criação e manutenção de uma linha de produtos de software, que serve de base para a produção de uma coleção de produtos pertencentes a uma “família”. Segundo [Clemente, 2002], um projeto de implantação de uma linha de produtos de software pode ser considerado um projeto de adaptação a uma tecnologia, ou a uma nova maneira de fazer negócio. Especificamente, no caso de linhas de produtos, ambas as definições se aplicam, tornando o projeto ainda mais delicado. Como toda mudança tecnológica, esse tipo de projeto deve envolver uma avaliação da situação atual da empresa, uma articulação do estado desejado e a elaboração de um plano para atingir este estado. No caso específico de linhas de produtos de software, por se tratar de um modelo que interfere diretamente na maneira de trabalhar da empresa, fatores extratecnológicos devem ser considerados, tais como: a adaptabilidade das pessoas, o tipo de treinamento necessário e a preparação do cliente para a nova maneira de trabalhar. Com o intuito de auxiliar na recomendação de equipes qualificadas em projetos de desenvolvimento distribuído de linhas de produtos de software, esta dissertação apresenta uma abordagem ontológica de apoio à decisão de gerentes de projetos, cujo objetivo é identificar um conjunto de equipes qualificadas para implementar cada módulo de software, levando em consideração os requisitos técnicos dos módulos e as habilidades técnicas das equipes. A abordagem proposta está estruturada em quatro etapas. A primeira etapa tem o objetivo de produzir um modelo de descrição que representa os requisitos técnicos esperados para implementar cada módulo de software. A segunda etapa tem o propósito de gerar um modelo de descrição que representa as habilidades técnicas das equipes candidatas a implementar os módulos de software. A terceira etapa tem o intuito de definir políticas para selecionar as equipes habilitadas a implementar os módulos de software. E, por fim, explorando uma base de dados ontológica, a quarta etapa processa as informações obtidas nas etapas anteriores e realiza a seleção das equipes habilitadas para a implementação dos módulos de software. Sendo assim, como resultado, para cada módulo de software, são geradas recomendações que indicam as equipes candidatas que possuam as habilidades técnicas mais adequadas para implementar os módulos de software.
Presidente - 1170572 - GLEDSON ELIAS DA SILVEIRA
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA