PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: THALLES ROBSON BARBALHO

DISCENTE: THALLES ROBSON BARBALHO
DATA: 20/02/2014
LOCAL: auditório CCEN
TÍTULO: Um Jogo Social para TV Digital Interativa
PALAVRAS-CHAVES: Jogos Sociais, TV Digital Interativa, Ginga
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Arquitetura de Sistemas de Computação
RESUMO: Os jogos sociais são um fenômeno amplamente difundido na Web. Eles atraem milhões de jogadores e ampliam suas fronteiras a um público cada vez mais heterogêneo. Isto se deve muito pela popularidade das redes sociais onde muitos desses jogos são acomodados. Ao mesmo tempo, existe uma convergência cada vez mais granular entre TV e Web que traz para a TV muitas das aplicações que também fazem sucesso na Web. Assim, pode-se aproveitar da audiência da Web, para alavancar o interesse pelo conteúdo televisivo. Porém, ambas as plataformas diferem-se substancialmente: cada uma delas tem padrões de interação e características próprias. Esse trabalho analisa essas diferenças e sutilezas para propor uma adaptação mais adequada entre conteúdo da Web para TV. Busca-se um entendimento do que são os jogos sociais e suas mecânicas comuns, baseadas em interações que aumentam a empatia e a reciprocidade, tornando os jogos sociais atrativos e envolventes. Pretende-se ir ao encontro das aplicações sociais para TV Interativa atualmente disponíveis, na tentativa de determinar quais padrões de interação encontrados nos jogos sociais para Web também fazem sentido para TV. O objetivo principal é estabelecer uma série de requisitos para jogos sociais adequada à realidade televisiva, especialmente ao middleware Ginga. Um protótipo foi implementado em NCL/Lua, um conjunto de linguagens que possibilita a construção de aplicativos interativos para Ginga, como prova de conceito. Entrevistas foram realizadas junto a uma amostra de usuários para avaliar o protótipo.
Interno - 1095991 - DANIELLE ROUSY DIAS DA SILVA
Presidente - 401182 - ED PORTO BEZERRA