PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SARAH SOARES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARAH SOARES DE OLIVEIRA
DATA: 17/03/2014
LOCAL: Auditorio do CCEN
TÍTULO: ESTRATÉGIAS PARA GRAVAÇÃO E REPRODUÇÃO DE EXPERIÊNCIA TRIDIMENSIONAL EM TELEMEDICINA
PALAVRAS-CHAVES: Telemedicina, Realidade Virtual, Reprodução de Conteúdo Digital para EAD
RESUMO: A Telemedicina é um campo que vem crescendo ao longo dos últimos anos e tem como principais benefícios a colaboração, o ensino à distância, a prevenção e o tratamento de doenças. A Computação Gráfica visa estudar, entre outros aspectos, a geração, a manipulação e a análise de imagens e modelos tridimensionais através do computador. A utilização de técnicas de Computação Gráfica em conjunto com sistemas de Telemedicina pode enriquecer as transmissões de vídeos de cirurgias, facilitar o entendimento dos problemas dos pacientes, melhorar a comunicação entre os cirurgiões e toda a equipe médica e prover melhorias em relação ao ensino e à aprendizagem. A proposta deste trabalho é elaborar e desenvolver uma estratégia para gravação e posterior reprodução de conteúdo tridimensional que simula as estruturas anatômicas do corpo humano, utilizados durante uma transmissão cirúrgica em tempo real. A experiência multimídia gerada pelos múltiplos fluxos de áudio, vídeo e modelos 3D é de grande relevância para os estudantes de Medicina que acompanham a transmissão, tanto ao vivo quanto de forma não simultânea e subsequente ao procedimento cirúrgico. Diante desse cenário, surge a necessidade de uma estratégia para viabilizar a gravação da experiência 3D no contexto da ferramenta Arthron, que já possui módulos para gravação de áudio e vídeo de cirurgias transmitidas em tempo real, mas não abrangem a gravação da experiência tridimensional.Assim, um sistema multimídia poderá utilizar a estratégia proposta para gravar algum conteúdo extra transmitido ao vivo e que posteriormente necessite ser reproduzido. Com a estratégia proposta, pretende-se fazer com que uma maior quantidade de membros de equipes médicas possa ter acesso a materiais gerados através de fluxos multimídia em tempo real, promovendo uma ampla capacitação independente de distâncias geográficas.
Presidente - 1332752 - TATIANA AIRES TAVARES
Interno - 1545175 - IGUATEMI EDUARDO DA FONSECA