PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: MATHEUS LIMA MOURA DE ARAUJO

DISCENTE: MATHEUS LIMA MOURA DE ARAUJO
DATA: 28/05/2021
LOCAL: Local: https://v4h.page.link/uRVF
TÍTULO: Uma Proposta de Interface de Videoconferência Acessível para Pessoas com Deficiência Auditiva
PALAVRAS-CHAVES: Língua de sinais, Teleducação, Ensino online, Ferramentas de aces- sibilidade digital, Soluções para colaboração remota.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Teleinformática
RESUMO: As línguas de sinais (LS) são a forma natural de comunicação entre pessoas surdas. Entretanto, apesar das línguas de sinais serem reconhecidas, em diversos países, como língua, o acesso à informação e educação ainda é um problema comum para os surdos. No Brasil, apesar da existência de várias leis de acessibilidade que determinam o suporte às pessoas surdas, muitos ainda são dependentes dos intérpretes de Libras para efetuar sua comunicação, o que prejudica sua autonomia. Em consequência disso, observa-se uma grande dificuldade dos surdos exercerem a sua cidadania e terem acesso à informação e educação de qualidade por meio das línguas de sinais, o que implica, geralmente, em atraso linguístico e de aquisição do conhecimento. Neste sentido, o presente trabalho aborda uma proposta de interface acessível de teleducação para pessoas com deficiência auditiva com intuito de facilitar o acesso à informação, possibilitando trazer para a sala de aula a figura do intérprete remoto. Essa solução envolve a adaptação da interface do sistema Video for Health (V4H), tornando possível a presença do intérprete remoto, para atender as necessidades dos alunos surdos e tornar a experiência em salas de aula mais acessível. Além disso, também foi implementado uma solução para exibição de legendas ao vivo. Para avaliar a solução proposta, será desenvolvido um conjunto de experimentos, incluindo testes com usuários surdos.
Presidente - 1149359 - GUIDO LEMOS DE SOUZA FILHO
Interno - 2813926 - TIAGO MARITAN UGULINO DE ARAUJO