PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: ALISSON YURY DUTRA DE MEDEIROS

DISCENTE: ALISSON YURY DUTRA DE MEDEIROS
DATA: 29/07/2021
LOCAL: Online
TÍTULO: Aplicação de Técnicas Sociais em Ambientes SIoV para Apoiar a Disseminação de Eventos Emergenciais com Qualidade de Experiência
PALAVRAS-CHAVES: SIoV, Eventos Críticos, Monitoramento e Disseminação, Estratégias Sociais, QoE e QoS
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: O apoio e o tratamento diário de eventos críticos simultâneos nas cidades estão entre os grandes desafios dos centros urbanos. Para mitigar os efeitos de um evento, as autoridades competentes devem ser informadas de sua ocorrência de forma que possam realizar as ações apropriadas. Para isso, informações desses eventos devem ser disseminadas de maneira eficiente, por exemplo, através de uma notificação rápida. As redes veiculares não estruturadas (Vehicular Ad Hoc Networks - VANETs) são uma potencial alternativa para apoiar a notificação das informações dos eventos críticos arbitrários devido à ubiquidade dos veículos nas cidades. Veículos com câmeras e sensores embarcados podem auxiliar na detecção de eventos, utilizando comunicação entre os veículos (Vehicle-to-Vehicle - V2V) para disseminar os dados destes eventos na rede, e comunicação entre veículos e infraestrutura (Vehicle-to-Infrastructure - V2I) para entregar estes dados até uma entidade externa responsável pelo tratamento do evento. Embora a dinamicidade das VANETs comprometa o processo de disseminação, os relacionamentos sociais entre usuários dos veículos estabelecem comunidades locais, cuja inteligência social pode ser aplicada na disseminação dos dados coletados pela VANET a fim de apoiar a gestão pública no reconhecimento de eventos. Assim, este trabalho propõe o SOCIABLE (SOCial monItoring and disseminAtion of urBan criticaL Events), um sistema de disseminação robusta de dados de eventos urbanos críticos que atua em uma rede de Internet Social dos Veículos (Social Internet of Vehicles - SIoV). O SOCIABLE utiliza os relacionamentos estabelecidos entre os veículos que possuem interesses e/ou rotinas similares para a criação de comunidades locais, além de utilizar técnicas sociais para uma escolha inteligente de retransmissores. Assim, o SOCIABLE realiza uma disseminação direcionada (multicast) com o objetivo de entregar dados de forma mais ágil, aumentando assim a satisfação do usuário (QoE) e auxiliando no tratamento do evento. Resultados utilizando o simulador NS3 comprovaram a eficácia e eficiência do SOCIABLE ao realizar o monitoramento, a disseminação e a entrega dos dados dos eventos detectados em diferentes contextos de tráfego e utilizando diferentes técnicas sociais.
Presidente - 1887274 - FERNANDO MENEZES MATOS
Interno - 1545175 - IGUATEMI EDUARDO DA FONSECA