PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: LARRISSA DANTAS XAVIER DA SILVA

DISCENTE: LARRISSA DANTAS XAVIER DA SILVA
DATA: 29/07/2021
LOCAL: Centro de Informática (Videoconferência)
TÍTULO: Evolução, desvios e tensões na formação de uma infraestrutura de informação: Estudo de caso do Sistema Integrado de Gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
PALAVRAS-CHAVES: Evolução. Tensão. Desvios. SIG. Infraestrutura de Informação.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação
RESUMO: O objetivo desta pesquisa é estudar, sob a perspectiva teórica das infraestruturas de informação (II), a evolução, desvios e tensões sociotécnicas na formação do Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com expressiva utilização na área da educação superior brasileira. A pesquisa tem como base uma estratégia qualitativa de caráter exploratório, empregando o estudo de caso como método. Os métodos para coleta de dados foram três: coleta de documentos, entrevistas e questionários. Para etapa de seleção, análise e interpretação dos dados, foi desenvolvido um framework que teve como base os fundamentos teóricos das II e o seu objetivo é a sistematização da análise dos resultados. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Federal da Paraíba. A chegada do SIG no setor da educação superior brasileira auxilia de forma dinâmica na colaboração entre a organização, professores, alunos e servidores, promovendo celeridade nos processos internos e nas tomadas de decisões. Como resultado dessa pesquisa, é possível identificar o processo de evolução por meio de uma linha cronológica, tensões e desvios sofridos pelo SIG, auxiliando a equipe de desenvolvimento e atores responsáveis pelo setor organizacional a considerarem o que está sendo positivo e negativo nesse processo. Conclui-se que os sistemas foram resultantes de uma sucessão de tensões e desvios, por isso, seu caráter emergente e contínuo. Tais tensões e desvios não foram limitações para sua evolução. O SIG vem sendo construído continuamente de modo incremental a cada ciclo de avaliação e possui o papel infraestrutural de articular diferentes comunidades de prática.
Presidente - 2126491 - GUSTAVO HENRIQUE MATOS BEZERRA MOTTA
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA