PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: WESLEY WILLAME DIAS MENEZES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WESLEY WILLAME DIAS MENEZES
DATA: 05/09/2014
LOCAL: Escola de Rede
TÍTULO: METAHEURÍSTICAS GRASP E ILS APLICADAS AO PROBLEMA DA VARIABILIDADE DO TEMPO DE RESPOSTA
PALAVRAS-CHAVES: Otimização Combinatória, TV Digital, Metaheurísticas
RESUMO: Com o advento dos avanços tecnológicos, cada vez mais se procura soluções que utilizem menos recursos, sejam mais rápidos e de baixo custo. Em virtude disso, este trabalho propôs uma abordagem metaheurística híbrida utilizando Greedy Randomized Adaptive Search Procedure (GRASP) e Iterated Local Search (ILS) aplicados ao Problema da Variabilidade do Tempo de Resposta. Este problema pode envolver desde alocação de recursos escassos, como por exemplo, máquinas industriais ou salas de reunião, passando pelo agendamento de clientes de um banco que requerem certas condições, o planejamento das propagandas de TV ou o percurso feito por caminhões de empresas transportadoras, dentre outros. Para a aplicação do procedimento, foram utilizados os movimentos de inserção de símbolos, deslocamento do mesmo, permuta de posição entre símbolos e de um movimento chamado double brigde, que é uma mistura dos movimentos de deslocamento e permutação envolvendo símbolos opostos. As estruturas de vizinhança compostas basearam-se nos movimentos descritos anteriormente, variando a quantidade de símbolos envolvidos. Desta forma, os resultados obtidos demonstram que tais procedimentos trouxeram resultados satisfatórios ao problema e condizentes quando comparados com a literatura.
Presidente - 1175878 - LUCIDIO DOS ANJOS FORMIGA CABRAL