PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: TEOPHILO DA SILVA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TEOPHILO DA SILVA RIBEIRO
DATA: 30/08/2021
LOCAL: Centro de Informática (remoto)
TÍTULO: Ajuste Dinâmico de Parâmetros de Voo em Drones de Pequeno Porte baseado em Análise de Sinais de Vibração
PALAVRAS-CHAVES:
RESUMO: O Drone ou Veículo Aéreo Não Tripulável é um termo que identifica um veículo não tripulável, ou seja, sem piloto ou tripulação. Possui um sistema embarcado que utiliza sensores, como um sistema de posicionamento por GPS ou por visão. Também possui atuadores, como os motores para sobrevoar em uma determinada área e um microcontrolador para controlar todas as informações obtidas desses mecanismos. Foi criado para ser utilizado em situações em que a vida de humanos correm risco, por serem atividades muito perigosas, como em ocasiões militares. Porém vem sendo utilizados de forma recreativa entre a população mundial. Experimentos e pesquisas estão sendo realizados em Universidades. Com tudo isso, esses VANTs podem apresentar interferências, desde a perda de comunicação com o controle ou algum distúrbio externo, como um vento em direção contrário ao Drone. Assim, pela coleta de dados do acelerômetro e um algoritmo criado no Laboratório LASER, chamado SAC-DM, baseado no caos e utiliza a densidade de máxima para análise desses dados. Logo, consegue-se saber o momento em que houve intervenções sobre o mesmo, que fugiram dos padrões de voo, e então, traçar outra rota pré-definida para que o Drone consiga finalizar a sua missão.
Presidente - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO
Interno - 2042972 - TIAGO PEREIRA DO NASCIMENTO