PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: DANILO DANTAS DA NÓBREGA TAVARES

DISCENTE: DANILO DANTAS DA NÓBREGA TAVARES
DATA: 02/02/2015
LOCAL: UFPB - PPGI
TÍTULO: Um modelo de features para jogos sérios voltados à saúde: uma abordagem baseada em linha de produtos de software
PALAVRAS-CHAVES: Engenharia de Requisitos, Jogos Sérios, Linha de Produtos de Software
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: A indústria de jogos sérios tornou-se uma das mais expressivas no ramo do entretenimento. Porém a produção de jogos sérios em geral tem enfrentado o desafio de atender a alta demanda do mercado. Para isso, uma das soluções é transformar a produção quase artesanal dos jogos sérios para à saúde numa espécie de manufatura, onde componentes são reusados, aumentado a produtividade. Tais jogos representam situações reais em ambientes virtuais, podendo ser utilizados para treinar, monitorar, capacitar e até mesmo para manter hábitos saudáveis. Esses jogos possuem várias características (features) em comum, onde podemos fazer o reuso dessas características para gerar novos jogos. Assim, foi realizada uma revisão sistemática da literatura para criar o modelo de features para jogos sérios voltados à saúde. Posteriormente, foi realizada a análise de vários jogos disponíveis na Internet, a fim de aprimorar o modelo de features. O modelo de features resultante foi avaliado quanto a sua utilidade e usabilidade através de um experimento envolvendo alunos de um curso de graduação.
Presidente - 1420094 - CARLA TACIANA LIMA LOURENCO SILVA SCHUENEMANN
Interno - 1332752 - TATIANA AIRES TAVARES