PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: DORGIVAL PEREIRA DA SILVA NETTO

DISCENTE: DORGIVAL PEREIRA DA SILVA NETTO
DATA: 27/02/2015
LOCAL: Escola de Redes
TÍTULO: Promovendo Modularidade em um Processo de Engenharia Requisitos para Linhas de Produto de Software.
PALAVRAS-CHAVES: Linhas de Produto de Software, Modelos de Objetivos, Cenários Aspectuais, Engenharia de Requisitos.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: Abordagens de Engenharia de Requisitos Orientadas a Objetivos capturam tanto os objetivos dos stakeholders como os requisitos do software a ser desenvolvido, de modo que este último corresponda ao que realmente os stakeholders desejam. Modelos de objetivos são capazes de capturar as similaridades e variabilidades de uma Linha de Produto de Software (LPS), mas não conseguem descrever o comportamento detalhado de suas funcionalidades. Diante dessa limitação, o processo GS2SPL (Goals and Scenarios to Software Product Lines) foi definido para obter sistematicamente, a partir de modelos de objetivos, modelos de features e especificações de cenários de casos de uso com variabilidade. Entretanto, a variabilidade da LPS e o conhecimento de configuração ficam entrelaçados nos cenários de caso de uso, o que prejudica a manutenção e reuso dos artefatos. A fim de solucionar este problema, foram propostas técnicas de especificação de cenários de casos de uso com separação de interesses transversais (ou, simplesmente, cenários aspectuais). Uma destas técnicas é o MSVCM (Modeling Scenario Variability as Crosscutting Mechanisms), que especifica a variabilidade da LPS separadamente do conhecimento de configuração e define um processo para configurar as especificações de produto. Assim, este trabalho propõe uma extensão do GS2SPL visando obter, sistematicamente, modelos de features e especificações de cenários aspectuais em MSVCM, a partir de modelos de objetivos. Esta abordagem chama-se GAS2SPL (Goals and Aspectual Scenarios to Software Product Lines) e seu processo será avaliado com o exemplo MyCourses - A Course Scheduling System. A avaliação foi realizada através de um estudo comparativo entre os artefatos do MyCourses gerados pelas abordagens GS2SPL e GAS2SPL, levando-se em consideração a modularidade (espalhamento de features e entrelaçamento de cenários) e, quão detalhado são as composições e o conhecimento de configuração (expressividade). Depois de avaliar a nossa abordagem, percebemos que há redução no espalhamento de features e entrelaçamento de cenários, e o detalhamento do conhecimento de configuração na nossa abordagem torna-o mais simples de entender do que sua representação na abordagem GS2SPL.
Externo ao Programa - 1694584 - AYLA DEBORA DANTAS DE SOUZA REBOUCAS
Presidente - 1420094 - CARLA TACIANA LIMA LOURENCO SILVA SCHUENEMANN