PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: MOACIR LOPES DE MENDONÇA JÚNIOR

DISCENTE: MOACIR LOPES DE MENDONÇA JÚNIOR
DATA: 26/02/2015
LOCAL: Escola Superior de Redes
TÍTULO: Metodologia para Análise de Relevância de Publicações através de Rede de Citações
PALAVRAS-CHAVES: Análise de Redes Sociais, Redes de Citações, Análise de Relevância
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: A pesquisa científica é definida como um conjunto de atividades que têm por objetivo a descoberta de novos conhecimentos de interesse para a solução de problemas existentes. O conhecimento científico não se resume na descoberta de fatos e leis novas, mas também em sua publicação. Trata-se de obter e comunicar resultados através de formas de produção científica. Visando compreender o complexo sistema de produção científica inúmeras técnicas de análise vêm sendo aplicadas em repositórios digitais. Essas técnicas objetivam a identificação de produções cientificas relevantes baseadas em indicadores. Neste sentido o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo criar uma metodologia que possibilite da melhor maneira possível identificar publicações que são relevantes a determinadas áreas de conhecimento. Para isto utilizamos três contextos, o primeiro sobre a área de análise de redes sociais, o segundo sobre os anais dos 20 anos do webmedia e por último sobre área de sistemas embarcados. Como fonte de estudo nossa ferramenta de software conseguiu diversos resultados referentes as áreas de conhecimento entre ele a evolução de publicações para os veículos de publicação mais relevantes, a classificação das comunidades pertencentes a rede, e entre outros resultados.
Interno - 2694559 - ALEXANDRE NOBREGA DUARTE
Presidente - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO