PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELINE RAQUEL DE MACEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELINE RAQUEL DE MACEDO
DATA: 26/02/2015
LOCAL: DI
TÍTULO: Um Simulador Baseado em Realidade Virtual para Treinamento da Administração de Medicamentos por Vias Parenterais
PALAVRAS-CHAVES: realidade virtual educação médica simulação
RESUMO: A Realidade Virtual (RV) pode ser vista como uma interface que simula um ambiente real e permite que os seus usuários interajam com ele. Sistemas baseado em RV promovem a interação, imersão e envolvimento do usuário. A técnica de RV está sendo utilizada em diversas áreas, sendo a saúde a área que ganha destaque por inspirar o desenvolvimento de aplicações usando tecnologias de RV. Simuladores baseados em RV estão sendo desenvolvidos para o treinamento de diversos procedimentos médicos, promovendo uma nova forma de auxiliar o ensino e a avaliação dos estudantes. Porém, devido a carência dos protocolos presentes nas diretrizes curriculares, as métricas de avaliação utilizadas na maioria dos simuladores para treinamento em saúde não tem como base as diretrizes curriculares. Um procedimento médico que é alvo de críticas, devido aos relatos de erros, é a administração de medicamentos por vias parenterais. Várias são as pesquisas que apontam as deficiências dos profissionais nessa técnica. Considerando que essa deficiência venha desde a formação do profissional da saúde, este trabalho tem como objetivo principal, desenvolver um simulador voltado ao processo de educação em saúde, buscando englobar as necessidades estabelecidas pelas diretrizes curriculares, para auxiliar estudantes da área de saúde humana no treinamento de administração de medicamentos por vias parenterais.
Presidente - 2379027 - LILIANE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1931204 - CHRISTIAN AZAMBUJA PAGOT