PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO DE ARAUJO DOMINGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO DE ARAUJO DOMINGUES
DATA: 27/02/2015
LOCAL: Escola de Redes da RNP
TÍTULO: Acessibilidade em Cinemas Digitais: Uma Proposta de Geração e Distribuição de Libras e Audiodescrição
PALAVRAS-CHAVES: Cinema Digital, Acessibilidade, Deficiência Auditiva, Libras, Deficiência Visual, Audiodescrição, Aplicações Multimídia.
RESUMO: Pessoas com deciência auditiva ou visual enfrentam diversos entraves para participar da vida em sociedade, para se comunicar com outras pessoas e ter acesso à informações. A participação dessas pessoas em alguns ambientes, como, por exemplo, nos cinemas, nos teatros, nas escolas, enquanto navegam na Internet, dentre outros, é muitas vezes limitada devido a ausência de soluções acessíveis que viabilizem sua participação e interação nesses ambientes. Geralmente, quando estão disponíveis, os recursos de acessibilidade se limitam a utilização de legendas em formato texto, ou não estão presentes no caso de usuários cegos. Porém, essas abordagens são consideradas ineficientes, uma vez que os surdos, por exemplo, têm bastante dificuldade de ler e escrever na língua oral do seu país. Portanto, para tentar resolver esses problemas, este trabalho tem o propósito de desenvolver uma solução computacional capaz de gerar automaticamente a partir das legendas, trilhas de vídeo com janelas de Libras para usuários surdos, e a partir do roteiro do filme, gerar Audiodescrição para usuários cegos e distribuir esses conteúdos dentro das salas de cinema para os usuários. Experimentos com um protótipo da solução mostraram que a solução tem potencial para gerar conteúdos inteligíveis para esses usuários, melhorando o seu acesso a esse tipo de tecnologia.
Presidente - 2813926 - TIAGO MARITAN UGULINO DE ARAUJO
Interno - 2694559 - ALEXANDRE NOBREGA DUARTE