PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANSEN CRUZ DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANSEN CRUZ DE SOUZA
DATA: 25/02/2015
LOCAL: Escola de Redes
TÍTULO: Utilizando Títulos de Artigos Científicos na Construção de Redes Semânticas para Caracterizar Áreas de Pesquisa
PALAVRAS-CHAVES: Data Science, Análise de Redes Sociais, Redes Semânticas
RESUMO: A análise de redes sociais (ARS) tem sido um tópico de interesse de diversos estudos realizados nos últimos anos. Essas redes podem ser estabelecidas a partir da relação entre pessoas ou da relação de informações que podem ser analisadas a fim de auxiliar a tomada de decisão. A proposta desta tese é apresentar uma técnica que possibilite caracterizar áreas de pesquisa científica através da construção de redes semânticas variáveis no tempo. Estas redes são construídas tomando por base a coocorrência de palavras-chave nos títulos de artigos científicos, que servem para representar a evolução dos temas de pesquisa abordados pelos meios de publicação ao longo do tempo.
Presidente - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO
Interno - 2694559 - ALEXANDRE NOBREGA DUARTE