PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: ERICK VAGNER CABRAL DE LIMA BORGES

DISCENTE: ERICK VAGNER CABRAL DE LIMA BORGES
DATA: 27/02/2015
LOCAL: CI/UFPB
TÍTULO: SUMARIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE CENAS FORENSES
PALAVRAS-CHAVES: computação forense, sumarização, visão computacional.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: A presença crescente de dispositivos de gravação de vídeo nas mais diversas áreas vêm proporcionando um aumento no uso destas imagens principalmente para fins investigativos. Isto faz com que a utilização de métodos e ferramentas que realizem a análise e o monitoramento automático de ambientes seja cada vez mais necessária para dar suporte técnico e de conhecimento aos investigadores, possibilitando que os resultados alcançados sejam os mais eficientes e eficazes possíveis. Este trabalho descreve o desenvolvimento de métodos de visão computacional que têm como objetivo extrair aspectos relevantes de cenas – imagens individuais, ou quadros ou sequências de quadros de vídeo - e utilizar a informação obtida com o propósito de sumarização. Os métodos propostos visam detectar e analisar movimentação, detectar faces classificando-as por gênero, efetuar reconhecimento de faces, realizar o rastreamento de faces humanas e reconhecer a cor predominante no vestuário de indivíduos. O sistema desenvolvido efetua a extração de informações relevantes, o que auxilia na redução do tempo necessário à inspeção por seres humanos, na interpretação e argumentação de casos e na documentação dos casos. Ao fim do trabalho, os métodos desenvolvidos apresentaram resultados compatíveis com os da literatura.
Presidente - 1167863 - LEONARDO VIDAL BATISTA
Interno - 1743917 - THAIS GAUDENCIO DO REGO