PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: MÁRCIA VALDENICE PEREIRA DO NASCIMENTO

DISCENTE: MÁRCIA VALDENICE PEREIRA DO NASCIMENTO
DATA: 27/02/2015
LOCAL: CI/UFPB
TÍTULO: Um método de reconhecimento de indivíduos por geometria da mão
PALAVRAS-CHAVES: biometria, reconhecimento de padrões, reconhecimento de indivíduos, geometria da mão, classificação, verificação.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: Nos últimos anos, o reconhecimento de indivíduos por meio de informações biométricas tem sido cada vez mais adotado nas mais diversas aplicações, sejam elas comerciais, governamentais ou forenses. Uma das razões para essa escolha fundamenta-se nas informações biométricas serem mais difíceis de adulterar, compartilhar, ocultar ou extraviar do que outras alternativas como cartões e senhas. Várias características dos indivíduos, sejam físicas ou comportamentais, podem ser utilizadas em um sistema biométrico, como por exemplo, impressão digital, face, voz, íris, forma de andar, impressão palmar, geometria da mão, entre outras. Diversos trabalhos têm explorado esses e outros traços produzindo mecanismos de reconhecimento cada vez mais seguros e precisos, mas nenhum é imune a falhas e ainda há muito a evoluir e a aprimorar nessa área. Com base nisso, esse trabalho apresenta uma nova proposta de reconhecimento biométrico baseado em geometria da mão. Um banco de dados com 100 indivíduos e amostras de ambos os lados das mãos foi utilizado. O processo de extração de características prioriza o conforto do usuário durante a captura e produz segmentação das mãos e dedos com precisão elevada. Ao todo, 84 atributos foram extraídos de cada indivíduo e o método foi avaliado sob a perspectiva de diferentes abordagens de classificação e verificação. Nos testes de classificação, técnicas de validação cruzada e subamostragem randômica estratificada foram utilizadas. Os experimentos demonstraram resultados competitivos quando comparados a outros métodos do estado da arte em geometria da mão, apresentando 100% de acurácia em diferentes estratégias de classificação e uma taxa EER de 0,75% no processo de verificação.
Presidente - 1167863 - LEONARDO VIDAL BATISTA
Interno - 1743917 - THAIS GAUDENCIO DO REGO