PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ESTEVAO DOMINGOS SOARES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ESTEVAO DOMINGOS SOARES DE OLIVEIRA
DATA: 26/02/2015
HORA: 08:00
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: MODELO DE VISUALIZAÇÃO DE DADOS PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A PARTIR DE MAPAS CONCEITUAIS
PALAVRAS-CHAVES: Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Visualização de Dados, Avaliação em Educação a Distância
PÁGINAS: 81
RESUMO: O uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) na educação tem crescido bastante nos últimos anos, muito em virtude da expansão dos cursos na modalidade à distância. Tais espaços de suporte a aprendizagem exigem que se pense em novos métodos educativos, sobretudo no que se refere à avaliação da aprendizagem. Em virtude da grande quantidade de alunos nessa modalidade de educação atuando no AVA, um grande volume de dados é gerado. Assim, para obter-se um bom modelo de avaliação de aprendizagem faz-se necessário uma análise desses dados. O Moodle – AVA mais popular atualmente –, oferece ao professor relatórios, tabelas e gráficos que permitem visualizar os dados referentes às ações dos alunos. Tais ações representam o acesso a recursos e materiais didáticos, bem como a participação em atividades, como fóruns de discussão e resultados de questionários, por exemplo. Contudo, essas visualizações nativas do Moodle não levam em consideração as reais necessidades dos docentes, sobretudo em relação a um acompanhamento efetivo da aprendizagem. Diante disso, esta pesquisa apresenta um modelo de visualização de dados que contribuirá para a melhoria do processo de avaliação. Para isso, propõe-se uma metodologia de avaliação da aprendizagem que utiliza Mapas Conceituais aliados à atividade do tipo questionário. Assim, o professor poderá visualizar mais facilmente quais tópicos da disciplina exigem uma maior atenção no processo de ensino-aprendizagem. Para avaliar esta proposta foi realizado um estudo de caso na disciplina Matemática Elementar do curso de Licenciatura em Computação da Unidade de Educação a Distância da UFPB.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1175878 - LUCIDIO DOS ANJOS FORMIGA CABRAL
Interno - 2798885 - ANDREI DE ARAUJO FORMIGA
Externo ao Programa - 1095991 - DANIELLE ROUSY DIAS DA SILVA