PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GEORGENES DE ARAÚJO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEORGENES DE ARAÚJO LIMA
DATA: 27/02/2015
LOCAL: Escola Superior de Redes
TÍTULO: Uma Abordagem para Seleção Automática de Bugs em Projetos de Software baseado em Componentes
PALAVRAS-CHAVES: Engenharia de Software baseado em buscas. Sistema de rastreamento de busca. Seleção de bugs. Componentes de software. Metaheurística.
RESUMO: A correção de bugs para melhorar a qualidade de software ainda é um obstáculo para o desenvolvimento de sistemas. Para atingir este objetivo os gerentes de projetos podem abrir um canal de comunicação com os usuários utilizando uma ferramenta para cadastro de bug (Bug Tracking System), a fim de auxiliar os desenvolvedores nas correções dos bugs. Neste cenário, os gerentes de projetos podem se deparar com o desafio de selecionar os bugs mais importantes, principalmente quando a quantidade de bugs superar a capacidade de gerenciamento manual, exigindo, portanto, um gerenciamento automático da seleção de bugs. Diante do exposto, a proposta deste trabalho visa selecionar de forma automática bugs para correção utilizando técnicas da Engenharia de Software Baseada em Busca, cuja técnica de otimização utilizará o Algoritmo Genético, bem como Modelos Baseados em Componentes para encontrar a interdependência dos bugs. A proposta ainda considera a presença de múltiplos clientes e critérios de priorização e a severidade para definir a importância dos bugs e auxiliar na seleção.
Presidente - 1170572 - GLEDSON ELIAS DA SILVEIRA
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA