PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: AYSLÂNYA JERONIMO WANDERLEY

DISCENTE: AYSLÂNYA JERONIMO WANDERLEY
DATA: 02/04/2015
LOCAL: Centro de Informática
TÍTULO: Um modelo para avaliação de relevância científica baseado em métricas de Análise de Redes Sociais
PALAVRAS-CHAVES: Ciência dos Dados, Avaliação de Pesquisadores, Regressão Logística, Análise de Redes Sociais.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação
RESUMO: A tarefa de avaliar a relevância científica de um pesquisador nem sempre é trivial. Geralmente esse processo é baseado em índices que consideram a produção e o impacto do mesmo em sua área de pesquisa. Entretanto, a literatura aponta que tais indicadores tomados isoladamente são insuficientes uma vez que desconsideram os padrões de relação nos quais os pesquisadores se inserem. Além disso, muitos trabalhos já comprovaram que as relações de colaboração exercem forte impacto sobre a relevância de um pesquisador. Nesse contexto, entende-se que a modelagem e análise dessas relações pode ajudar a construir novos indicadores que complementem o processo de avaliação vigente. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi especificar um modelo estatístico que permite avaliar a relevância científica de um pesquisador, definida pela detenção de bolsa de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), baseado em métricas aplicadas às suas redes de colaboração científica. Para tanto foram aplicadas métricas de Análise de Redes Sociais (ARS) às redes de colaboração de 1592 docentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação na área de Ciência da Computação que posteriormente serviram como base para construção de um modelo de Regressão Logística utilizando a técnica de validação cruzada 10-fold estratificada. O modelo proposto apresentou resultados bastante animadores e demonstrou que as métricas de ARS que mais influenciam na avaliação de relevância de um pesquisador são a Centralidade de Intermediação, o Grau Ponderado, o PageRank e o Coeficiente de Agrupamento Local, tendo as duas primeiras influência positiva e as duas últimas influência negativa. Isso demonstra que pesquisadores que desempenham um papel de intermediador dentro da rede e que costumam manter relacionamentos fortes com seus colaboradores são mais propensos a serem contemplados com bolsas de produtividade, enquanto que aqueles pesquisadores que possuem uma rede mais coesa e costumam colaborar com pesquisadores que já são líderes na sua área têm menor probabilidade de serem bolsistas.
Presidente - 2694559 - ALEXANDRE NOBREGA DUARTE
Interno - 1859144 - ANAND SUBRAMANIAN