PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JARBELE CASSIA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JARBELE CASSIA DA SILVA
DATA: 08/05/2015
HORA: 08:30
LOCAL: Centro de Informática
TÍTULO: Uma análise das interações discentes em fóruns de discussão online de Ambientes Virtuais de Aprendiz
PALAVRAS-CHAVES: Redes Sociais, Ambientes Colaborativos Virtuais de Aprendizagem
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: O desenvolvimento de estudos referentes a cursos de educação à distância, ou E-Learning, têm se tornado frequentes no cenário acadêmico-científico atual, visto o número crescente de cursos ministrados nessa categoria de ensino e as possibilidades de colaboração entre os participantes interposto pelos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). As discussões online estabelecidas tornam os alunos engajados na partilha da informação e do conhecimento, de modo a estabelecer perspectivas de interação com outros alunos. Neste sentido, esta dissertação visa investigar o potencial gerado pelo uso de técnicas de Análise de Redes Sociais (ARS) aplicado à análise das interações entre alunos de um curso à distância que estabelecem comunicação em fóruns de discussão online, a fim de conhecer padrões de interação que podem ter influência na aprendizagem do aluno. Os resultados obtidos evidenciam que através da aplicação das métricas de centralidade de grau, centralidade de intermediação e das métricas de comportamento no grupo (grau de coesão e grau de heterogeneidade) é possível perceber que a interação estabelecida nos fóruns de discussão reflete o desempenho dos alunos no curso. Salienta-se também que é possível correlacionar os dados de desempenho dos alunos, com seus índices referentes a aplicação das métricas de ARS mencionadas. Esta pesquisa buscou contribuir à área de E-Learning oferecendo estratégias de análise das interações detectadas em fóruns de discussão online em AVAs, de forma a propiciar aos professores informações de apoio ao desenvolvimento de estratégias para monitoramento e gerenciamento da aprendizagem de alunos em cursos a distância.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2694559 - ALEXANDRE NOBREGA DUARTE
Presidente - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO
Externo à Instituição - FRANCISCO PETRÔNIO ALENCAR DE MEDEIROS