PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: ELIZA RIBEIRO DE OLIVEIRA

DISCENTE: ELIZA RIBEIRO DE OLIVEIRA
DATA: 15/06/2015
LOCAL: MIT
TÍTULO: O Uso de Dispositivos Multi-Sensoriais para Promoção do Brincar em Crianças com Paralisia Cerebral
PALAVRAS-CHAVES: Paralisia Cerebral, Tecnologia Assistiva, Dispositivos Multi-sensoriais, Brincar.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO: A evolução nas interfaces de usuário tem mostrado uma forte tendência na utilização de interfaces tangíveis, em especial, as interfaces tangíveis que promovem uma experiência sensorial. Nesse contexto, a utilização desse tipo de recurso pode ser interessante em diferentes contextos, onde se destacam os cenários no qual o aspecto sensorial é determinante para a interação, como a atuação das tecnologias assistivas. O objetivo deste estudo é abordar o uso de dispositivos multi-sensoriais na promoção do brincar em crianças com Paralisia Cerebral (PC). A paralisia cerebral (PC) refere-se a uma série de síndromes clínicas caracterizadas por desordens motoras e alterações posturais permanentes que podem ou não estar associadas com disfunção cognitiva e distúrbios da fala. Devido à restrita condição motora, o envolvimento em jogos e brincadeiras se torna difícil para crianças com PC. Nosso desafio é abordar o uso de tecnologias assistivas através do uso de dispositivo multi-sensorial no desenvolvimento de jogos interativos para crianças com PC. O dispositivo multi-sensorial utilizado é uma bola robótica chamada Sphero. O uso de um dispositivo robótico permite manipular a bola remotamente, o que torna este recurso útil para crianças com deficiências físicas. Este estudo será realizado na clínica-escola de terapia ocupacional da Universidade Federal da Paraíba, onde iremos oferecer uma experiência de jogos interativos em intervenções de terapia ocupacional. Serão utilizados instrumentos para a avaliação e caracterização do paciente, bem como para a reavaliação após a intervenção. Serão feitas análises dos escores obtidos em cada instrumento avaliativo, de forma a detectar possíveis ganhos após a utilização do dispositivo multi-sensorial.
Presidente - 1332752 - TATIANA AIRES TAVARES
Interno - 415.119.564-53 - ROSTAND EDSON OLIVEIRA COSTA - UFCG