PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: RAFAEL HENRIQUE ASSIS DE CASTRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL HENRIQUE ASSIS DE CASTRO
DATA: 23/06/2015
HORA: 10:00
LOCAL: MIT
TÍTULO: Uso de Interação Natural em Simulador de Procedimentos para Treinamento no Setor Elétrico
PALAVRAS-CHAVES: Interação natural, simuladores de procedimentos, desenvolvimento de jogos
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Arquitetura de Sistemas de Computação
RESUMO: Simuladores de procedimentos têm sido utilizados em diversas áreas para auxiliar a execução de diversas tarefas. O uso de interfaces que facilitem a manipulação das ações, nas diversas fases da execução da tarefa, no contexto do simulador, pode ser um importante componente para facilitar o uso por partes dos profissionais. Sendo o setor elétrico composto por diversos procedimentos de alto risco, há uma grande necessidade do bom treinamento dos seus operadores. Visando auxiliar esse treinamento, o trabalho aqui descrito tem como principal objetivo, projetar e executar a integração de interação natural em simuladores de procedimentos para o setor elétrico, realizando testes de usabilidade com pessoas do setor. Como estudo de caso, foram analisados cenários já desenvolvidos no simulador ATreVEE 3D e desenvolvida uma nova versão do simulador, chamada ATreVEE IN, dessa vez usando o controle Leap Motion, um dispositivo usado para o rastreio das mãos. O ATreVEE IN é composto por ambientes virtuais, cuja interface com o usuário é realizada via comandos gestuais, utilizando uma representação virtual das mãos do usuário dentro do ambiente. Após o desenvolvimento da nova versão, os dois simuladores foram testados por usuários da área de engenharia elétrica, utilizando a aplicação de questionários de usabilidade para a coleta de resultados. Com esses resultados foi possível observar que ambas as versões tiveram desempenho satisfatório, mostrando um potencial para auxiliar o treinamento. E apesar da primeira versão do simulador ter obtido resultados melhores que a versão com interação natural, acredita-se que isso se dá, em parte, pela falta de experiência dos usuários com esse tipo de dispositivo. Usuários que já possuíam experiência com interação gestual obtiveram melhor desempenho na execução das tarefas com o ATreVEE IN.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1545175 - IGUATEMI EDUARDO DA FONSECA
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA
Interno - 1332752 - TATIANA AIRES TAVARES
Externo à Instituição - TARSO VILELA FERREIRA